Operação Carnaval da PM terá quatro mil policiais nas ruas em todo o Estado

Com o objetivo de aumentar a segurança dos foliões neste carnaval, a Polícia Militar dará inicio nesta sexta-feira, 13, à Operação Carnaval 2015 que contará com a atuação de 4 mil policias

Polícia Militar colocará todo efetivo nas ruas
Descrição: Polícia Militar colocará todo efetivo nas ruas Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Na manhã desta quarta-feira, 11, o chefe do Estado-Maior, coronel Edvan Silva, apresentou o planejamento da Operação Carnaval 2015, da Polícia Militar. Cerca de quatro mil policiais sairão às ruas para reforçar a segurança da população no período festivo.

 

A operação terá inicio na próxima sexta-feira, 13, e todo o efetivo administrativo e operacional da Polícia Militar será empregado na operação. Segundo o coronel Edvan Silva, a polícia trabalhará com ações preventivas, identificando situações de risco e conscientizando a população sobre os cuidados que se deve tomar para inibir as ações dos criminosos.

 

Cerca de 53 cidades do Tocantins terão programação oficial de Carnaval e o policiamento se concentrará principalmente nessas cidades, mas atenderá também as cidades vizinhas.

 

O chefe do Estado-Maior disse que todas as unidades da PM estarão envolvidas na grande operação. Ele afirmou também que a operação “visa o envolvimento de outros órgãos, buscando também a colaboração da população, no sentido de ser mais consciente quanto aos riscos”.

 

A PM estima que o público participando do carnaval em todo o Estado será de 154 mil pessoas.

 

Prevenção

A PM realizará blitz nas entradas e saídas dos municípios para dificultar as ações dos criminosos. O coronel Edvan disse que “via de regra, as ocorrências costumam aumentar nesse período”, mas amenizou dizendo que a cada ano tem havido uma redução nos índices de violência nesse período, o que ele atribui ao trabalho ostensivo da PM e outros órgãos da Segurança Pública.

 

Quanto a grande incidência de explosões a caixas-eletrônicos, principalmente no interior do Estado, o coronel afirmou que “todas as unidades estarão atentas para dificultar a ação dos criminosos”.

 

Orientações aos foliões

A PM repassou algumas recomendações para quem vai pular carnaval não ter nenhuma surpresa desagradável, como andar com pequenas quantidades de dinheiro, não reagir caso seja vítima de alguma ação criminosa e procurar o policial mais próximo, além de não aceitar bebidas ou carona de estranhos.

 

Para os pais que irão levar os filhos para o corredor da folia, as orientações são que utilizem mecanismos de identificação, como etiquetas com dados com nome telefone e endereço. E, também, dar orientações às crianças para no caso de se perder, procurar um policial. Outra recomendação dada foi de evitar andar com todos os documentos na carteira.

 

Algumas observações para o cuidado com os veículos a fim de evitar furtos e arrombamentos foram: não deixar objetos no seu interior, estacionar em locais iluminados e movimentados, certificar-se de que o veículo está trancado.

 

Nas residências, onde nesse período as ocorrências de furto aumentam, a PM sugeriu que os moradores deixem uma pessoa de confiança observando a residência, pedir a um vizinho que recolha as correspondências. Não deixar cadeados do lado de fora, pois isso deixa claro aos bandidos que não tem ninguém em casa.

 

Outra dica é não postar em redes sociais informações de viagens e locais onde a pessoa se encontra. Segundo a PM, isso também facilita as ações dos bandidos.

 

Segundo o coronel Edvan, "os policiais estarão no circuito da folia orientando os cidadãos a respeito de procedimentos de segurança, para que possam aproveitar a festa tranquilamente".

 

Comentários (0)