Pacientes relatam falta de remédios e curativos no HGP; Sesau garante 75% dos insumos

Paciente que está internada no HGP há um mês reclama da falta de ataduras, medicamento para evitar coagulação e até material de limpeza. Sesau diz que o HGP dispõe de 75% dos insumos

Alguns insumos básicos estariam em falta no HGP
Descrição: Alguns insumos básicos estariam em falta no HGP Crédito: Foto: Secom Tocantins

Pacientes que estão internados no Hospital Geral de Palmas (HGP) procuraram o T1 Notícias neste final de semana para denunciar a falta de insumos para curativos, alguns medicamentos e até produtos de limpeza para os leitos e banheiros do hospital, que estariam constantemente em falta, desde as últimas semanas de dezembro.

 

Em entrevista ao T1 na manhã desta segunda-feira, 9, a paciente Lettyce Sávia, que deu entrada no HGP em 11 de dezembro, após ter o calcanhar fraturado e tendões rompidos em um acidente, afirmou que, por três vezes, ela foi informada pelos servidores do hospital que o curativo do seu pé não seria trocado por falta de ataduras. “Umas três vezes os enfermeiros já chegaram ao meu quarto me informando que meu curativo não seria trocado por falta de material. Tive que me virar, pedir dinheiro emprestado para comprar os materiais que precisava para limpar meus ferimentos”, expôs a paciente.

 

Ainda conforme Lettyce, ela aguarda por uma segunda cirurgia para religar os tendões que foram rompidos no acidente, mas com a falta de insumos, seu quadro de saúde não tem apresentado melhoras e ela teme até perder o pé. “Tem dias que faltam curativos, em outro dia tem curativo, mas não tem remédio. Meu pé já necrosou e tiveram que fazer raspagem. Agora já está necrosando de novo. Minha preocupação maior é de perder o meu pé. Estou desesperada. Só quero que me ajudem”, ressaltou a paciente, que ainda relatou que chegou a ficar sem medicação diária. “Para mim já faltou anticoagulante, um remédio que tenho que tomar todos os dias para não coagular o meu sangue. Já fiquei quatro dias sem tomá-lo. A gente vem para o hospital na esperança de ser curado e agora estou é com muito medo”, disse Lettyce.

 

Limpeza nos leitos e banheiros

Ainda conforme a paciente, outro problema é a falta de materiais de limpeza para higienizar banheiros e os leitos. “O chão não é lavado, só passam um pano molhado, o vaso sanitário não é higienizado. Já perguntei o motivo e me explicaram que é o que podem fazer, pois não tem produtos de limpeza”, disse Lettyce.

 

Sesau responde

O T1 Notícias entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau) que informou, por meio de nota, que Lettyce segue internada no HGP e garantiu que a paciente tem respondido bem ao tratamento e que “após o tratamento específico no ferimento será agendada cirurgia para correção da fratura”.

 

A Sesau esclareceu ainda que “mesmo diante do cenário de crise econômica do País e consequente redução de repasses para a Saúde Pública, a Secretaria de Saúde conseguiu melhorar o abastecimento de medicamentos e insumos que antes era de menos de 50%. Atualmente, o HGP dispõe de 75% dos insumos para atendimento aos pacientes que buscam pelo serviço”.

 

Confira a nota na íntegra:

Secretaria de Estado da Saúde
Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que a paciente Lettyce Savia Florencio Moitinho segue internada no Hospital Geral de Palmas (HGP) sob os cuidados da clínica ortopédica.  A paciente está tratando de ferimento no calcanhar e tem respondido bem ao tratamento. Após o tratamento específico no ferimento será agendada cirurgia para correção da fratura.

Mesmo diante do cenário de crise econômica do País e consequente redução de repasses para a Saúde Pública, a Secretaria de Saúde conseguiu melhorar o abastecimento de medicamentos e insumos que antes era de menos de 50%. Atualmente, o HGP dispõe de 75% dos insumos para atendimento aos pacientes que buscam pelo serviço.

Palmas, 09 de janeiro de 2017.

Comentários (0)