Pais cobram Governo pela falta de medicamento para desenvolvimento de crianças

Secretaria de Estado da Saúde informou que tentou realizar compra do medicamento, mas o processo licitatório deu deserto e uma nova licitação está prevista para março.

Crédito: Divulgação

Dezenas de pais se juntaram na manhã desta terça-feira, 26, na Praça dos Girassois, em Palmas, para cobrar do governador Mauro Carlesse o fornecimento de um remédio essencial para o crescimento de crianças e adolescentes que está mais uma vez em falta na farmácia da rede pública do Estado. A escassez do medicamento, segundo  pode comprometer o desenvolvimento dos usuários que dependem do hormônio do crescimento - a somatropina.

 

 

Segundo os pais, desde julho de 2018 eles sofrem com períodos de falta do remédio na Assistência Farmacêutica, de responsabilidade do governo do Estado. Desta vez o medicamento, que é de uso contínuo para tratamentos do crescimento, está em falta desde janeiro.

 

Para o médico pediatra Regynaldo Telles, que acompanha algumas crianças que fazem o tratamento com a somatropina, as falhas constantes na distribuição do medicamento prejudica o bom desempenho da medicação no organismo do paciente. “Desde o início de junho do ano passado, observamos a luta dos pais para pegar a medicação dos seus filhos. De junho para cá, a medicação já faltou em cinco períodos diferentes. Os pais ficam aflitos com essa situação, pois sabem que o tempo é precioso para ter resultado positivo no tratamento, é necessário usar o remédio diariamente e de forma contínua durante o período estabelecido pelo médico”, explica.

 

Uma das crianças que dependem do medicamento é o Luís Miguel Violato, de 11 anos. Sua mãe Magali Violato, contadora, foi orientada pelo médico a dar o medicamento para o filho por um período de, pelo menos, cinco anos. Desde os nove anos Miguel usa a medicação, porém, o menino já teve que interromper o tratamento várias vezes neste ano, pela a falta do remédio. “Neste último ano, o Miguel deixou de crescer, além de ter desenvolvido diabetes pela instabilidade do tratamento. Me sinto impotente numa situação dessa, pois a minha a família não tem condições de comprar o medicamento, implicaria num gasto mensal de aproximadamente R$ 4 mil”, lamenta.

 

A importância da medicação para o crescimento

 

A somatropina é um medicamento semelhante ao hormônio do crescimento natural, importante para o desenvolvimento de ossos e músculos. Ela é utilizada para o tratamento de falhas no crescimento, tanto em adultos quanto em crianças que apresentem deficiência na produção natural de hormônios. Isso inclui pessoas com falência crônica nos rins e diversas síndromes relacionadas ao déficit de crescimento. A somatropina também costuma ser utilizada para evitar a perda de peso excessiva em pacientes que sofram de doenças crônicas, como a AIDS. Por ser um hormônio importante no corpo, a falta de somatropina pode afetar gravemente a qualidade de vida do paciente. Os efeitos negativos associados à deficiência do hormônio do crescimento podem levar a doenças graves e dificuldade de interação social adequada.

 

Saúde esclarece

 

Em nota enviada ao T1 Notícias no início da tarde de terça, 26, a Secretaria de Estado da Saúde informou que tentou realizar compra do medicamento Somatropina para continuidade do tratamento dos pacientes atendidos na Assistência Farmacêutica do Estado, mas o processo licitatório deu deserto, ou seja, quando nenhum fornecedor teve interesse em apresentar proposta de venda ao Estado. Um novo processo licitatório está previsto para ser realizado no dia 1º de março.

Comentários (0)