Parlamentares cobram do Governo ações de prevenção e combate às queimadas no Estado

Deputados apresentaram requerimento, na sessão matutina da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 7, solicitando medidas ao Executivo.

Avanço de queimadas preocupa.
Descrição: Avanço de queimadas preocupa. Crédito: Secom - Tocantins

Preocupados com o aumento das queimadas no Estado, que hoje ocupa o 2º lugar no ranking nacional do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), com 4.660 focos – parlamentares apresentaram requerimento, na sessão matutina da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 7, solicitando medidas ao Executivo para combater e intensificar a prevenção, fiscalização e campanhas de conscientização contra queimadas.



A deputada Cláudia Lelis (PV) usou a tribuna para destacar sua preocupação com os estragos e danos causados ao meio ambiente às margens da BR-010, no trecho entre Palmas e Taquaralto. Ela solicitou à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos informações sobre ações efetivas de prevenção e combate a incêndios florestais previstas para o período de seca deste ano no Estado e sugeriu à Secretaria de Comunicação que reforce as campanhas e aos órgãos de fiscalização que apurem as responsabilidades pelos eventuais danos ambientais.

 


Para a parlamentar, é papel do Estado, dos municípios, dos órgãos ambientais e de fiscalização, atuar contra os focos de fogo tanto em áreas urbana, quanto rurais. Lelis considera fundamental a articulação das instituições para a realização de iniciativas urgentes e pontuais, e maior rigor na prevenção e na fiscalização.



O deputado professor Júnior Geo (PROS) também externou sua preocupação com o crescimento das queimadas no Estado e defendeu a intensificação da prevenção e campanhas de conscientização. Segundo ele, devido às características da vegetação tocantinense e às peculiaridades climáticas, os riscos de queimadas aumentam. “Nada adianta a lei ou a punição se não existir conscientização e não houver garantia de prevenção e de preservação”, defendeu o parlamentar, que apresentou emenda propondo destinação de R$ 320 mil para o Corpo de Bombeiros aplicar em ações de combate às queimadas.



Na tentativa de preservar o Jalapão, o deputado Leo Barbosa (SD) solicitou, por meio de requerimento, a implantação de um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar naquela região. O objetivo é preservar o patrimônio turístico e o capim dourado, matéria – prima de artesanato, bijuterias, telas e artigos de decoração produzidos na região, que têm ganhado destaque no cenário nacional e internacional. A implantação do núcleo avançado de combate a incêndios visa a proporcionar mais segurança e ação no caso de incêndios.

 

O preocupante avanço das queimadas e a ineficiência da fiscalização e da punição a atos criminosos foram temas de artigo da jornalista Roberta Tum publicado no T1 Notícias nesta terça-feira.

 

Entre os vários registro no Estado, no início da tarde desta terça-feira, 06, um incêndio, que teve origem no matagal ao redor de um posto de combustível, na saída de Taquaralto, região Sul de Palmas, atingiu dois veículos que estavam estacionados no estabelecimento

 

 

Estiagem

 

 

De acordo com o Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o período de estiagem (sem chuva) no Tocantins deve seguir até a segunda quinzena de outubro. “Evidente, que as chuvas tradicionais do pequi e do caju são esperadas, em geral, no mês de setembro”, destaca o meteorologista José Luis Cabral.

 

O Nemet/RH informa também que a climatologia aponta que o mês de agosto terá mais de 22 dias com temperaturas acima dos 35 graus. “Entretanto, o mês de setembro é onde se concentra as maiores temperaturas”, afirma José Luis Cabral.



 

 

 

Comentários (0)