Parlamentares homenageiam jornalistas e Luana defende realização de concurso na AL

Durante sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista realizada na Assembleia Legislativa autoridades e homenageados destacam a luta e as dificuldades da classe e prestam apoio à Roberta Tum

Jornalistas são homenageados da Assembleia
Descrição: Jornalistas são homenageados da Assembleia Crédito: Foto: Clayton Cristus

Em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril, a Assembleia Legislativa do Tocantins (AL) realizou uma sessão solene na manhã desta quarta-feira, 6. Na ocasião foram prestadas honrarias in memoriam aos jornalistas Iberê Barroso, Aline Brabo e Francisco Mateus Jr. onde foram lembrados por suas contribuições no Estado, gerando muita emoção aos presentes. No evento, foram homenageados os jornalistas Francisco Erasmo Pereira Damasceno, Tião Pinheiro, Sandra Miranda e Beto Palaci.

 

Em seu agradecimento o jornalista homenageado Tião Pinheiro comemorou a honraria e citou a jornalista Roberta Tum em seu discurso. "Ameaças, como a que a jornalista Roberta Tum está sofrendo agora, são coisas do passado. De um tempo nebuloso pelo qual o Brasil passou na época da ditadura. Hoje não cabe mais ameaça ao jornalista nem a qualquer outro profissional", afirmou Pinheiro fazendo referência ao recente ocorrido de tentativas de intimidação que Roberta Tum vem sofrendo.

 

Representante da Fenaj

Representando a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o vice-presidente da regional Norte II, Júnior Veras, pontuou as reinvindicações da imprensa e também destacou a importância da liberdade de imprensa para a democracia. Veras pediu a aprovação da lei que regulamenta a jornada de trabalho da categoria, o respeito ao cumprimento do piso, a realização de concurso público para provimento de jornalistas para a Assembleia Legislativa e o respeito a liberdade de expressão.

 

Concurso Público

Em resposta à Veras, a vice-presidente da AL, deputada Luana Ribeiro, garantiu que o concurso da Assembleia será realizado ainda neste ano. "A AL vai realizar o concurso esse ano, de forma transparente onde serão aprovados aqueles tiverem bom desempenho nas provas", afirmou.

 

Vice-governadora

A vice-governadora, Cláudia Lélis, que participou da sessão também se solidarizou com a jornalista Roberta Tum e defendeu a importância da liberdade de expressão, também fazendo referência ao episódio recente envolvendo a jornalista: “Quero me solidarizar com a jornalista Roberta Tum, que também é minha amiga pessoal.  Quero dizer que qualquer ameaça não reflete, de forma nenhuma, a opinião do governo do Estado que respeita a liberdade de imprensa. A imprensa é livre e em pleno século XXI é inadmissível que a imprensa sofra qualquer intimidação”, destacou.

 

Deputado ataca imprensa

Na ocasião o deputado Zé Roberto (PT) parabenizou alguns jornalistas e aproveitou o momento para atacar um veículo de imprensa pela cobertura do seu envolvimento na operação Rota 26 da Polícia Federal. “Quero registrar minha revolta com a TV Globo. Este veículo me expôs em rede nacional sendo que não compactuei com nenhuma irregularidade. Eu sabia que sofreria retaliação da Rede Globo e da PF”, atacou o parlamentar.

 

O discurso gerou reações de alguns jornalistas presentes que pediram respeito ressaltando que o momento era de homenagens e não de ataques.

 

Dificuldades e luta

Em seu discurso a deputada estadual e vice-presidente da Casa parabenizou os profissionais da imprensa e pontuou as dificuldades pelas quais passam os profissionais da categoria. “Poucas profissões são tão exigentes. Há no Jornalismo um sacerdócio, um amor, uma dedicação, e uma crença na mudança social. Vivemos tempos obscuros para o jornalismo. As redações estão cada vez menores e com isso gente trabalho triplicado, pois agora tem que atender também as redes sociais. Por isso a minha deferência a quem se dedica a amar, a executar com ética e responsabilidade o "ser jornalista", elencou”.                       

 

Ainda durante seu pronunciamento a deputada também se solidarizou com a jornalista Roberta Tum: “Quero prestar minha solidariedade a minha amiga e companheira Roberta Tum”, finalizou.

 

Comentários (0)