Pedalada reúne dezenas e fecha Outubro Rosa na Capital

Pedalada saiu do Hospital Geral de Palmas (HGP) em direção ao Parque Cesamar, com o objetivo de despertar a prática esportiva e conscientização sobre a importância do diagnóstico da doença....

Pedalada Outubro Rosa
Descrição: Pedalada Outubro Rosa Crédito: Divulgação/Sesau

Com o intuito de alertar para o diagnóstico e prevenção do câncer de mama, servidores e comunidade em geral se reuniram no final da tarde desta sexta-feira, 1º, em uma pedalada para fechar o Outubro Rosa, mês em que é fortalecido o alerta para o cuidado com o câncer.

Em bicicletas, homens e mulheres partiram do Hospital Geral de Palmas (HGP) em direção ao Parque Cesamar, com o objetivo de despertar a prática esportiva e conscientização sobre a importância do diagnóstico da doença. 

Presente no movimento, a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, declarou que a pedalada foi um modo de chamar a atenção da população. “Usamos essa prática esportiva para chamar atenção das pessoas para a prevenção do câncer, mas também foi uma forma de todos nós praticarmos uma atividade física. Eu mesma, há 20 anos não usava bicicleta, agora vou comprar uma. É uma atividade muito boa, precisamos do exercício físico”, disse. 

A estudante Carla Porto, que faz tratamento de câncer do HGP, foi umas das participantes e destacou a importância do diagnóstico precoce. “Descobri o câncer em julho de 2012 e o diagnóstico precoce é muito importante, pois são maiores as chances de cura”, enfatizou a estudante que atualmente faz sessões de quimioterapia uma vez por semana.

Outra que fez questão de participar do evento foi a servidora pública Ana Cristina Sampaio. “Esse movimento representa um incentivo a mais e o Outubro Rosa mobilizou muita gente para a necessidade dos exames regulares”, lembrou.

Quem não participou da pedalada, mas estava no Parque Cesamar pode se deliciar com uma mesa de frutas oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Foi o caso do Agente de Saúde, João Sousa, que aprovou a iniciativa. “Hoje vim aqui para apoiar o movimento. A cor rosa nos órgãos públicos despertou minha curiosidade, chamou a atenção não só das mulheres, mas também dos homens”, contou. 

Carretas da mulher

Para dar acesso às mulheres de todas as regiões do Tocantins a exames e acompanhamento médico, o governo do Estado tem utilizado as carretas do programa Saúde Cidadã, Saúde da Mulher. Nestes consultórios móveis, as mulheres podem fazer mamografias, ultrassonografias e exames preventivos. 

As carretas começaram a circular em maio deste ano. No período de cinco meses já foram realizadas 3.665 mamografias, 4.361 ultrassonografias e 4.368 exames preventivos, um total de mais de 12 mil atendimentos. Nesta semana, as unidades móveis estão em Paraíso, Paranã e Buriti do Tocantins. Até o fim do ano, a meta é chegar a outros 12 municípios, nas três regiões do Estado.

 

Comentários (0)