Plano Cartográfico do Tocantins será apresentado pelo Estado nesta 2ª

A proposta do Plano é apontar os caminhos para construção de uma base digital cartográfica atualizada e moderna.

O Plano Cartográfico do Tocantins será apresentado nesta segunda-feira, 29, pela Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan) aos representantes de 27 órgãos públicos estaduais e municipais. A Reunião Técnica para discutir o assunto iniciará às 15h30, na sala de reunião da Seplan, com a participação do consultor Omar Antônio Lunardi. A proposta do Plano é apontar os caminhos para construção de uma base digital cartográfica atualizada e moderna.

 

A nova cartografia proposta para o Tocantins permitirá a identificação precisa das divisas estaduais e municipais e o conhecimento de toda sua infraestrutura. O Plano reúne  propostas e ações que auxiliam as políticas territoriais, contendo um roteiro técnico, operacional e estratégico atualizado, voltado ao aprimoramento da informação cartográfica como instrumento estratégico para atendimento das necessidades da administração pública servindo de apoio aos projetos privados desenvolvidos no território tocantinense. 

 

Segundo o gerente de Indicadores Econômicos e Sociais da Seplan, Rodrigo Sabino, as informações cartográficas disponíveis foram geradas há mais de 40 anos,  pelo Exército Brasileiro e pelo IBGE, em 1970, quando a região ainda pertencia ao Norte de Goiás. “A atualização e detalhamento da base cartográfica são necessários, já que vivemos outra realidade populacional e de infraestrutura como rodovias, pontes, linhas de transmissão de energia e fazendas entre outros aspectos que atualmente não estão representados na cartografia utilizada”, afirma.

 

O Plano Cartográfico do Tocantins foi elaborado tendo como referência o Plano do Estado do Paraná, que é o mais moderno do país. O documento foi elaborado com base nas diretrizes técnicas e organizacionais delineadas pelo Sistema Cartográfico Nacional (SCN) e Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), que regem as normas da cartografia. O levantamento de informações para o Plano Cartográfico do Tocantins tem o apoio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), financiado pelo Banco Mundial.

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)