Ponte Fernando Henrique Cardoso recebe pintura, iluminação e sinalização

As obras de revitalização da ponte, entre Palmas e Luzimangues, deverão ser finalizadas em janeiro de 2021.

Crédito: Divulgação

O governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), e da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), deve entregar até a primeira quinzena de janeiro, as obras de revitalização da Ponte Fernando Henrique Cardoso, conhecida também por Ponte da Amizade e da Integração, na TO-080, entre Palmas e Luzimangues.

 

Nesta terça-feira, 15, foi iniciada a segunda etapa de instalação das placas informativas. Os trabalhos irão ocorrer até o dia 24 e, durante esse período, o tráfego no local fluirá de maneira espacial com o sistema Pare e Siga.

 

Paralelamente à instalação das placas, o governo também está com equipes trabalhando na modernização do sistema de iluminação do trecho da rodovia. De acordo com a secretária da Ageto, Juliana Passarin, os trabalhos compreendem a troca de todo o cabeamento e a substituição das lâmpadas convencionais por modelos em led. “Além de restaurar a beleza de um dos principais cartões postais da cidade, também vamos garantir a segurança do usuário e a economicidade do sistema”, explicou Juliana.

 

O local já recebeu novas defensas metálicas e novas sinalizações horizontais e verticais. Também foram realizadas a roçagem, a manutenção do pavimento e do sistema de drenagem e a pintura dos gradis. “A instalação das placas maiores é uma etapa que causa transtorno no fluxo de trânsito, por isso decidimos deixar para a última fase da obra”, frisa Juliana Passarin.

 

Com os novos investimentos, o governo pretende assegurar a segurança do local, beneficiando o tráfego de veículos, pedestre e ciclistas. “Além disso, a ponte também ficará mais atrativa para aquelas pessoas que optam por praticar atividades físicas”, finalizou a gestora.

 

Alerta

 

Durante o período de funcionamento especial da ponte, os motoristas devem redobrar a atenção para garantir um percurso seguro. “Nós estamos com operários e equipamentos realizando os trabalhos na pista, é necessário que, além de todos os cuidados que o motorista já tem, ele fique atento à velocidade”, explica a diretora de engenharia de tráfego e segurança viária da Ageto, Lucia Leiko.

 

As obras vão ocorrer diariamente das 9 às 17 horas. O controle de tráfego é realizado pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e pelos agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Comentários (0)