PRF aponta que maior índice de mortos no trânsito deve-se a acidentes com moto

Segundo levantamento da PRF de janeiro de 2012 a abril deste ano foram registradas 35 mortes em acidentes que envolveram motos.

Acidentes com motos preocupam
Descrição: Acidentes com motos preocupam Crédito: Divulgação

A frota de veículos licenciados no Tocantins é de 495.966, sendo 174.870 de motocicletas (Fonte Denatran). O percentual de motos em relação aos demais tipos de veículos no Brasil é de 22,22 %. Já em nosso Estado este percentual é bem maior, chegando a 35%. Ou seja, de cada 10 veículo licenciados no Tocantins 3,5 são motos, os outros 6,5 dividem-se em automóveis, caminhões, utilitários, etc.


Dada a exposição dos condutores e os limitados itens de proteção, os acidentes com motocicletas geram proporcionalmente o maior número de feridos graves e mortos.

 

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Aplicada) os gastos públicos adicionados aos acidente envolvendo motocicleta gira em torno de R$ 29.000,00, bem superior ao de automóveis que é de R$ 3.000,00.

 

Em recente levantamento identificamos números preocupantes, cuja divulgação se faz necessária para uma maior conscientização e adoção de medidas preventivas, tanto por parte motociclistas como pelos demais motoristas, cabendo a estes compreender que na dinâmica de trânsito as motos, motonetas, ciclomotores e quadriciclos são mais vulneráveis.

 

QUADRO COMPORATIVO DE ACIDENTES E VÍTIMAS – RODOVIA FEDERAL

 

DADO JANEIRO DE 2012 À ABRIL DE 2013

 

Caminhão

Automóveis

Motocicleta

Acidentes

326

674

249

Feridos

22

118

109

Mortos

05

57

35

 

Os números demonstram (janeiro/2012 à abril/2013) que apesar de haver uma menor quantidade de acidentes com motos, estes são os que mais vitimizam os envolvidos. Em acidentes com motos há 60% de chance de ferir-se gravemente ou vir a óbito. Já em acidentes com automóveis este risco é de 26%.

 

Os principais tipos de acidentes envolvendo motos são: Colisão traseira, colisão transversal, colisão lateral e queda.

 

A maioria das irregularidades detectadas durante a fiscalização em rodovias federais são: falta de Habilitação, documentação atrasada, não uso de capacete e calçado inadequado.

 

ALGUMAS DICAS DE SEGURANÇA PARA OS MOTOCICLISTAS

 

- Direção defensiva.

- Utilizar equipamentos de proteção de boa qualidade.

- Inspecionar o veículo antes de sair:

- Atenção ao conduzir em dias chuvosos;

- Transitar com atenção;

- Respeitar os limites de velocidade;

- Cruzar e adentrar em pistas preferenciais com segurança

- Ser paciente e educado.

- Use roupas adequadas

- Aprenda a usar os espelhos retrovisores

- Guarde distancia de segurança

- Entre em curvas em velocidade adequada

- Respeitar a sinalização.

Comentários (0)