Procon Tocantins alerta consumidores sobre novo golpe do cartão de crédito

De acordo com o Procon, no golpe a vítima é convencida a entregar o cartão direto aos suspeitos e cai em uma armadilha planejada

Vítimas levam prejuízos em cartões
Descrição: Vítimas levam prejuízos em cartões Crédito: Divulgação

O Procon Tocantins está alertando os consumidores tocantinenses para um novo tipo de golpe com cartões de bancos que está acontecendo no Brasil. De acordo com a Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) de Palmas ainda não houve nenhum registro do crime no Estado, mas uma quadrilha pode estar supostamente atuando em todo o país.

 

De acordo com o Procon, no golpe a vítima é convencida a entregar o cartão direto aos suspeitos e cai em uma armadilha planejada. Em São Paulo, a polícia já prendeu dois homens que estavam comprando R$ 11 mil em bebidas com o cartão de uma vítima. Os golpistas se passam por funcionários das operadoras, pedem o cartão quebrado, mas ainda com o chip intacto, e a vítima o entrega achando que o cartão foi inutilizado. Porém, o que realmente acontece é que os bandidos reutilizam o cartão e realizam várias compras.

 

Primeiro os bandidos ligam para as pessoas e, se passando pela administradora do cartão, dizem que o cartão será bloqueado, porque uma compra de valor muito alto foi realizada. A vítima é questionada sobre a compra que não realizou é convencida sobre o bloqueio do cartão. A vítima é orientada a digitar a senha e ao final recebe até mesmo número de protocolo do atendimento e telefone para tirar supostas dúvidas. Depois, os golpistas pedem para ela fazer um corte no cartão em cima da bandeira, deixando o chip sem dano. A instrução também é para que a vítima escreva uma carta a próprio punho solicitando o cancelamento da citada compra. Após, um motoboy é enviado até a residência da pessoa que entrega um envelope com a carta e o cartão de crédito dentro.

 

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) informou que cada banco resolve a situação a sua maneira. A orientação dada pelo coordenador de segurança da ABECS, Henrique Takaki, é para que o cliente fique calmo ao passar pela situação e esteja ciente de que o banco nunca pedirá o número, a senha e o código de segurança do cartão do cliente. Takaki complementou dizendo que se essas informações forem solicitadas, se trata de fato de um golpe.

 

Orientações

Segundo a gerente de atendimento ao consumidor do Procon Tocantins, Talita Cardial, a primeira orientação é para que o consumidor procure a delegacia mais próxima para fazer o boletim de ocorrência e depois procure o banco para tentar o ressarcimento do dinheiro. “Caso ele já tenha feito esse primeiro e segundo passo, pode se dirigir até ao Procon e nós vamos abrir um procedimento administrativo ou até mesmo fazer um atendimento preliminar ligando no banco e relatando os fatos. Se o banco não resolver o problema dentro do prazo, nós abriremos o procedimento para a audiência de conciliação”, ressaltou.

 

A gerente disse ainda que, não ocorrendo a conciliação entre a vítima e o banco, o consumidor pode procurar os órgãos judiciais para tentar resolver a situação.

 

(Com informações do Procon/Tocantins)

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