Projeto de reinserção social leva o mundo da leitura para o Sistema Carcerário

O Projeto realiza oficinas mensais para auxiliar os reeducandos na leitura e na elaboração das resenhas.

Projeto Remissão por Leitura
Descrição: Projeto Remissão por Leitura Crédito: Ascom TJ

O projeto “Remição pela Leitura – Leitura e Progresso”, da Central de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Cepema), da Comarca de Porto Nacional, já apresenta seus primeiros resultados. O projeto foi formalmente instituído através de Portaria do juiz das execuções penais da Comarca, em agosto de 2012.  Desde novembro de 2013, passou a ser coordenado e aplicado pela Professora e Mestre em Educação do ITPAC de Porto Nacional, Nelzi Martins, que o adaptou e começou a ser concretizado, havendo sido instituído na Casa de Prisão Provisória do município, dez reeducandos que cumprem pena em regime fechado, entraram em contato com o mundo da leitura através do Projeto.

 

Em reclusão desde 2012, o reeducando A. C. O. escolheu clássicos de José de Alencar. “Li “Senhora” e “A Viuvinha””. Através das resenhas apresentadas, ele remiu 12 dias de sua pena.  

 

O que pode parecer pouco para quem está “do lado de fora”, tem feito a diferença para quem está no cárcere. “A minha vida melhorou muito depois que comecei a  ler livros. Tem sido muito bom pra mim, estou buscando conhecimento, aprendendo mais e estou indo longe, em outro mundo,” afirmou o reeducando.

 

Para ele, o hábito da leitura também auxilia na convivência. “Além de me ajudar, ajuda os outros colegas de cela. A gente passa esse conhecimento para as outras pessoas. Evita problemas, evita  briga, evita  confusão. Pra mim, foi o melhor projeto que veio aqui pra CPP”.

 

O Projeto realiza oficinas mensais para auxiliar os reeducandos na leitura e na elaboração das resenhas. Uma das colaboradoras, a técnica jurídica do Cepema, Marden Andréa, vê a leitura como uma porta de entrada para a educação formal dos reeducandos. “Ao longo desses 11 meses de projeto, obtivemos ótimos resultados com as atividades. Percebi um grande interesse por parte dos reeducandos em buscar  uma escola para dar continuidade aos estudos quando saírem do sistema prisional”.

 

Como funciona

O projeto Remição por Leitura de Porto Nacional segue a Portaria Conjunta nº 276, de 20 de junho de 2012, do Departamento Penitenciário Nacional, com algumas adaptações,  e objetiva a reinserção social através da leitura. “A cada livro lido e resenha apresentada são remidos quatro dias na pena. Mas o propósito maior é contribuir com a formação pessoal e social de cada um deles”, afirmou a técnica jurídica do Cepema, Marden Andréa Tomaz.

 

Apoio

O “Remição pela Leitura – Leitura e Progresso”conta com o apoio da Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional; do Centro acadêmico do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional; e da a Defensoria Pública de Porto Nacional, além de voluntários.

 

Para o juiz das execuções penais, Allan Martins Ferreira, o projeto tem o valor da importância da leitura, ainda mais que é direcionado para pessoas que estão privadas da liberdade. Impregnar o gosto para a leitura pode transformar pessoas que cometeram um deslize na vida e pode representar o melhor caminho para o seu resgate e para a sua reinserção social. 

 

Comentários (0)