Quadrilha que agia no TO e MA pode ter desviado cerca de R$ 5 milhões do INSS

Quadrilha que agia no Tocantins e Maranhão foi desarticulada por uma Força Tarefa Previdenciária. Ela utilizada documentos fraudados de indígenas para obter benefícios.

Procuradores durante entrevista
Descrição: Procuradores durante entrevista Crédito: Ascom/MPF

 

As fraudes causadas pela quadrilha desarticulada por uma Força Tarefa Previdenciária, composta pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério da Previdência Social (MPS) e Polícia Federal (PF), pode ter dado prejuízo de cerca de R$ 5 milhões aos cofres da Previdência Social e de bancos. A estimativa é da força tarefa que desarticulou a quadrilha.

A “Operação Avantesma” apreendeu centenas de documentos em Palmas, no Tocantins e em Barra do Corda, Grajaú, Imperatriz e Porto Franco, no Maranhão. A quadrilha utilizava documentos fraudados de índios da etnia Guajajara para conseguir benefícios.

De acordo com o Ministério Público Federal, os servidores do INSS envolvidos com a quadrilha serão afastados e responderão a processo administrativo disciplinar que podem chegar a demissão dos servidores. Entre os crimes praticados estão peculato, formação de quadrilha e falsificação de documentos públicos.

De acordo com informações do MPF cera de 500 processos de benefícios suspeitos estão sendo analisados pelo INSS. O MPF descobriu que dois servidores do INSS, um da Justiça do Maranhão e um ex-servidor da Funai obtinham os documentos falsos dos índios desde 2006.

Não há comprovação da participação dos indígenas no esquema fraudulento. Foram apreendidos cartões bancários e outros documentos na casa dos investigados.

 

Veja o que foi publicado:

Força Tarefa desarticula quadrilha que fraudava Previdência no TO e MA

Comentários (0)