Revistas em prisões do Estado são compromisso com a segurança, diz superintendente

Várias armas artesanais foram apreendidas em revistas nos maiores presídios do Estado; Superintendente do Sistema Prisional diz que ação passa compromisso do Governo com a segurança nos presídios

Diversos objetos ilegais foram apreendidos nas cadeias
Descrição: Diversos objetos ilegais foram apreendidos nas cadeias Crédito: Foto: Divulgação

Desde o início da manhã desta segunda-feira, 9, está sendo realizada nas três maiores unidades prisionais do Estado, uma operação da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência do Sistema Penitenciário Prisional, juntamente com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Polícia Militar, uma revista geral denominada “Paz nos Presídios”.

 

As cadeias que estão passando pelo pente fino são o Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas (NCCPPP) e Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína.

 

De acordo com a Secretaria de Cidadania e Justiça, As revistas estão sendo realizadas desde às 6h45 da manhã, por 86 agentes penitenciários da Polícia Civil, 120 policiais militares, além de servidores administrativos , apoio de agentes do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) e apoio aéreo com a utilização de um helicóptero, em Palmas e Cariri, para reforço da segurança.

 

De acordo com o superintendente do Sistema Prisional do Tocantins, Darlan Rodrigues, o objetivo da operação é “passar para a sociedade o compromisso do Governo com a segurança nos presídios do Estado”.

 

Conforme a nota encaminhada pela Seciju à imprensa, “até o momento, Palmas e Cariri finalizaram as revistas. Ressalta-se que foram poucos os objetos encontrados que entraram de maneira ilícita na unidade, uma vez que a maioria foram feitos artesanalmente”.

 

Segundo o balanço da secretaria, na NCCPPP e no CRSLA foram encontrados pedaços de cordas artesanais, ferro, duas balanças artesanais, um gancho de ferro, duas seguetas, uma porção de 350g de entorpecentes, 16 garrafas pet com substância em fermentação, cerca de 100 chuços, 27 facas, nove celulares e quatro acessórios para celular.

 

“A UTPBG está prevista para terminar a revista no fim desta tarde”, esclareceu. 

Comentários (0)