Rodada gera mais de R$ 6 milhões em expectativa de negócios na Agrotins

Espaço do Peixe na Agrotins recebeu instituições financeiras, compradores e vendedores de peixe para negociar

Rodada na Agrotins
Descrição: Rodada na Agrotins Crédito: Adilvan Nogueira

A cadeia produtiva da piscicultura estava concentrada nesta sexta-feira na Rodada de Negócios que aconteceu no Espaço do Peixe, na Agrotins. A estimativa é que tenham sido gerados mais de R$ 6 milhões em expectativa de negócios. Ao todo a rodada contou com a participação de 44 piscicultores que estiveram em contato direto no mesmo lugar com instituições financeiras, frigoríficos, empresas fornecedoras de ração e equipamentos para pesca. O Espaço do Peixe é promovido pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Embrapa, Ministério da Pesca e da Aquicultura, Fieto e Sebrae Tocantins.

Com uma ação inovadora, o Espaço do Peixe deu um empurrãozinho aos piscicultores que desejavam alavancar sua produção ou até mesmo voltar a aproveitar o potencial hídrico do Tocantins. O piscicultor Aderson da Silva Costa é um desses empreendedores que encontrou na rodada de negócios a oportunidade que faltava. “Entrei apenas para uma conversa, mas evoluiu para negócios de fato. Esse foi um ‘empurrãzão’ para eu reativar um hectare e meio de água na minha propriedade”, conta o piscicultor que há cinco anos havia parado de criar peixes, atividade que fez por dez anos.  

Segundo o consultor do Sebrae Haroldo Sacramento, que mediou a rodada de negócios, em momentos como esse o produtor percebe que o ambiente em que está inserido é seguro. “Estão todos dentro da mesma sinergia. Ele (o piscicultor) tem toda cadeia produtiva, empresas em que ele pode conseguir o crédito, depois outras em quem ele pode efetuar a compra de insumos e equipamentos e, claro, as que ele irá vender o seu peixe. São as voltas que o dinheiro dá”, explicou Sacramento.

 

Comentários (0)