Secad não se posiciona sobre cadastro reserva: comissão diz que irá à Justiça

Segundo Comissão de Aprovados do CQG 30% dos convocados no ano passado não tomaram posse e o cadastro de reserva poderia preencher as vagas remanescentes...

Após a convocação de mais 1.217 aprovados no Concurso do Quadro Geral, anunciada na última sexta-feira, 14, pelo governador Siqueira Campos (PSDB), os representantes dos aprovados no concurso cobram a convocação do cadastro de reserva. Segundo os candidatos, o próprio secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, teria dito durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa que 30% dos convocados não teriam tomado posse, o que somaria aproximadamente 900 vagas remanescentes.

Para a comissão que representa os aprovados no CQG, considerando essa situação, mesmo convocando todos os aprovados, conforme anunciado pelo governador Siqueira Campos, ainda teriam vagas a serem preenchidas e os candidatos do cadastro de reserva poderiam completar o quadro de servidores do Estado.

O T1 Notícias entrou em contato com a Secad, por meio de sua assessoria, para saber se o governo convocará o cadastro reserva para preencher essas vagas, mas a Secretaria não confirmou que fará uma nova convocação. Por nota a assessoria da Secad informou apenas que a gestão está organizada para dar posse aos recém convocados e que, somente após os prazos legais, o Estado fará um balanço do número de nomeados.

Nossa equipe tentou novamente uma resposta sobre a possível convocação do cadastro de reserva nesta manhã, mas a assessoria da Secad não se posicionou e disse que só tratará do assunto após os tramites de posse, não definindo, portanto, se convocará ou não o cadastro de reserva. A assessoria de comunicação da Secad informou que o secretário Lúcio Mascarenhas, que chegou a declarar ao Portal CT que "para convocação não basta o Estado ter vaga aberta", não encontra-se em Palmas para falar sobre o assunto.

 

Recorrendo à Justiça

Segundo Kerley Mara Barros Câmara, membro da Comissão dos Aprovados do CQG, a comissão estuda assegurar na Justiça que as vagas sejam preenchidas pelos aprovados, ainda que do cadastro de reserva. “É ano eleitoral, eles não tem interesse algum em convocar os aprovados. Estão pagando cabo eleitoral com dinheiro público e isso não é um desrespeito só aos concurseiros, mas a toda a sociedade. A gente espera que o Ministério Público se posicione agora”, pontuou Kerley.

A representante adiantou que a transcrição da fala do secretário na Assembleia Legislativa, quando ele teria afirmado que 30% não tomaram posse, já foi solicitada e que este documento juntamente com os demais relacionados serão levados à Justiça em breve.

 

Confira abaixo a íntegra da nota encaminhada pela assessoria da Secad:

Nota Secad – Cadastro de Reserva do Concurso do Quadro Geral

A Secad- Secretaria da Administração informa que no momento, a Gestão está organizada para dar posse aos 1.217 novos convocados. 

Somente após o prazo de posse, que é de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 (a pedido) e de mais 15 dias para o empossado entrar em exercício, que o Estado fará um balanço geral do número de nomeados durante todo o Certame. 

 

 

 

Comentários (0)