Secretária afirma que município tem condições de atender mulheres em UBS

afirmou que o município tem condições de atender a demanda de mulheres que virão a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas próximas três semana, com a chegada da carreta Saúde da Mulher

A secretária municipal de saúde de Araguatins, Talita Raquel Santos, afirmou ao T1 Notícias na manhã desta sexta-feira, 16, que o município tem condições de atender a demanda de mulheres que virão procurar a unidade de saúde nas próximas três semanas.

O município recebe nesta sexta a Carreta da Saúde do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com a presença do governador Siqueira Campos e demais autoridades do Estado do Tocantins.

 “Nós estamos preparados para atender as mulheres do município e região com um efetivo de nove equipes de saúde da família mais 10 médicos nas três unidades básicas de saúde do município”, disse a secretária. As mulheres que tiverem alguma alteração no seu exame, nós encaminharemos para seguir o tratamento no hospital de referência em atendimento especializado, localizado em Algustinópolis.

A Carreta “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” estará em Araguatins de 16 de agosto a 6 de setembro para realizar exames de prevenção do colo do útero, ultrassonografia e mamografia. Para serem atendidas, as mulheres com menos de 45 anos devem procurar a unidade de saúde do município e agendar atendimento sem precisar passar por nenhum procedimento médico.

Já as mulheres com idade acima de 45 anos, devem procurar a unidade de saúde municipal e pegarem encaminhamento médico para agendar atendimento. A carreta atenderá nesses dias somente a região urbana e rural de Araguatins, mas em uma próxima etapa, atenderá também, todos os municípios vizinhos da região do Bico do Papagaio. A quantidade de dias que a Carreta da Mulher ficará nos municípios será determinada pela quantidade de habitantes da cidade.

 

Comentários (0)