Sem maqueiros, enfermeiros deixam de atender paciente para exercer função no HGP

Além da falta de maqueiros, o Sindicato dos Enfermeiros cobra pagamentos atrasados. Sesau diz que estuda quantidade necessária para recontratação e nega dívida...

SEET conta situação da categoria
Descrição: SEET conta situação da categoria Crédito: Foto do leitor

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado (SEET) relatou casos de enfermeiros e técnicos de enfermagem que tiveram que deixar pacientes em estado grave de saúde no Hospital Geral de Palmas (HGP) para transportar corpos ao necrotério, por falta de maqueiros. Além do caso recente, as cobranças do pagamento de férias, gratificações e diárias continuam.

 

Conforme o diretor social do Seet, Francisco de Assis Neto, as gratificações são referentes aos profissionais que atuam na UTI (GUP) e na Urgência e Emergência (GUEM). “E não é só no HGP, mas no Estado todo”, afirmou. Servidores também tem procurado o sindicato, segundo Neto, para relatar o não pagamento de férias. “Um dos exemplos é de quem tirou férias em agosto e até hoje não recebeu. Fomos ao RH do HGP, ao RH da Sesau e não há previsão para pagarem”, informou.

 

Quanto à falta de maqueiros, o diretor social disse que “todos foram exonerados” na última semana e, sem ninguém para fazer o serviço, os enfermeiros estão tendo que realizá-lo. As diárias, ainda conforme Neto, que devem ser pagas quando o profissional acompanha o paciente para outra unidade hospitalar, também estão em atraso.

 

Sesau se manifesta

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em nota encaminhada ao Portal T1 Notícias, disse que a falta de maqueiros ocorreu em função da extinção de contratos em ato publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), quando das exonerações de mais de 6.500 mil servidores. A Sesau está analisando a quantidade necessária para a recontratação.

 

A Sesau afirmou que os pagamentos de diárias e gratificações estão ocorrendo normalmente. Sobre o pagamento de férias, a Sesau disse que com a revogação da suspensão, os pagamentos serão normalizados. A orientação é procurar o RH para esclarecimentos de cada caso.

 

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que os pagamentos de diárias dos técnicos de enfermagem do Hospital Geral de Palmas (HGP) para acompanhamento de pacientes em transferência estão ocorrendo normalmente, assim como os pagamentos de gratificações de profissionais que atuam na urgência e emergência e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HGP.

 

Sobre o pagamento de férias, a Sesau informa ainda, diante da revogação do inciso IV da Portaria/Sesau nº 1.278, de 14 de outubro de 2014, estes serão realizados normalmente. A Sesau orienta ainda os servidores que tenham alguma pendência em relação a qualquer um dos assuntos que procurem o Setor de Recursos Humanos para os devidos esclarecimentos.

 

Acerca da recontratação de profissionais, cujos contratos foram extintos pelo Ato Declaratório nº 245/2014 da Secretaria da Administração do Estado (Secad), publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 29 de outubro, a Sesau informa que a pasta está analisando a necessidade de quantitativo para recontratação, que ocorrerá nos próximos dias.

 

Comentários (0)