Setor de Passaportes e atendimento a estrangeiros vai funcionar na sede da PF

A partir do dia 27 de novembro, o setor de passaportes e atendimento a estrangeiros passará a funcionar na sede da PF.

A Polícia Federal comunica que a partir do dia 27 de novembro, o setor de passaportes e atendimento a estrangeiros passará a funcionar na sede da PF, no centro de Palmas. Provisoriamente, até dia 23/11, ainda funciona no aeroporto da capital.


Com a mudança do setor para a sede, a PF responde a uma antiga reinvindicação da população. Quem pretende obter um passaporte ou resolver pendências de imigração tem (ainda) que se deslocar, sem transporte público condizente, até o aeroporto, mais de 20 km do centro da cidade. Havia muitas reclamações a respeito da distância, deslocamentos e falta de estrutura.


Muitas são as pessoas que procuram a PF em Palmas. Devido à localização da cidade, que fica no centro geodésico* do Brasil, o setor de passaportes da capital emite documentos para as regiões centro e sul do Tocantins, leste do Mato Grosso, oeste da Bahia, sudoeste do Pará, norte de Goiás. Não raro, emite passaportes para moradores de Brasília e outras capitais, devido à demora de agendamento nessas cidades. A delegacia de Araguaína atente à região norte do Estado, sul do Pará e sul do Maranhão.


A partir do fim do mês muda também o horário de serviço. A começar em 27/11, o agendamento eletrônico poderá ser feito das 8h às 12h e das 14h às 17h, através do site da PF. Assim, a Polícia Federal espera proporcionar um melhor atendimento ao cidadão. Vale lembrar, esses intervalos devem ser seguidos também pelo estrangeiro e pelas pessoas que vão retirar o documento já emitido.


A PF informa ainda que, devido ao processo de mudança para a sede e ajuste nos equipamentos, excepcionalmente, não haverá emissão ou entrega de passaportes nos dias 25 e 26/11. O serviço de emissão do documento da Delegacia de Policia Federal em Araguaína não será alterado.


Anote o novo endereço do setor de passaportes e atendimento a estrangeiros:

 Endereço: Superintendência da PF no Tocantins – Av. Joaquim Teotônio Segurado, quadra 302 Norte, QI 1, lote 2, Plano Diretor Norte, Palmas/TO.
 Endereço eletrônico: http://www.dpf.gov.br
 Telefone para auxílio ao passaporte: 194
 Horário de atendimento: 8h às 12h e 14h às 17h


PASSO-A-PASSO PARA A EMISSÃO DO PASSAPORTE
 1 – acessar o sitio na internet: http://www.dpf.gov.br;
 2 – clicar no link passaporte/informações gerais e requerimento;
 3 – selecionar localidade onde o passaporte será emitido – escolha PALMAS/TO;
 4 – selecionar documentação necessária – nº 1;
 5 – selecionar emissão do passaporte – nº 2;
 6 – preencher o formulário, digitar o código de segurança e confirmar, no final;
 7 – imprimir protocolo e GRU (gerado automaticamente após a confirmação - item 6) (verificar margens antes de imprimir);
 8 – voltar à página inicial (ou clicar no nº 4) e agendar data para atendimento na Delemig/Superintendência da PF no Tocantins;
 9 – comparecer na Delemig, com a GRU paga e documentos necessários, em original (vide passo 4, supra) na data e horário agendados (item 8).


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA - APRESENTAR ORIGINAL
(outros documentos poderão ser exigidos, havendo fundadas razões):
 1 – Documento de identidade (RG/CNH...), para maiores de 12 anos;
 2 – Título de eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos turnos que houver);
 3 – CPF;
 4 – Certidão de Casamento (se divorciada, com averbação do nome);
 5 – Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para sexo masculino, a partir de 01 de janeiro do ano em que completa 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completa 45 anos);
 6 – Certificado de Naturalização, para os naturalizados;
 7 – Comprovante de pagamento da taxa em REAIS, por meio da guia GRU;
 8 – Apresentar o passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro;
 9 – Não deixe de visitar a página da PF na internet.
* Centro geodésico: ponto equidistante entre norte e sul, leste e oeste do país.
 

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