Sindicatos cobram do TCE julgamento de relatório sobre o Igeprev

Presidente do Sisepe afirmou que sindicatos querem julgamento de um relatório técnico obtido após auditoria no Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) em 2012. Assunto repercute na AL...

Cleiton Pinheiro
Descrição: Cleiton Pinheiro Crédito: Divulgação

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO), Cleiton Pinheiro, afirmou ao T1 Notícias que cerca de 20 sindicatos de todo o Estado se reunirão nesta quarta-feira, 13, para cobrar do Tribunal de Contas do Estado (TCE) o julgamento de um relatório técnico obtido após auditoria no Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev).

“Nós vamos nos unir para oficiar o TCE, para que o relator desse processo dê encaminhamento nele. Ao todo são dois processos de 2012. Nós precisamos de um resultado e precisamos saber quais medidas o TCE vai adotar. Não tem nada haver com este ano, porque já no ano passado havia indícios de diversas irregularidades no Igeprev”, afirmou.

Pinheiro afirmou ainda que quer saber quais explicações foram dadas pelo governador do Estado, Siqueira Campos (PSDB), pelo secretário de Relações Institucionais, e na época presidente do Conselho Administrativo do Estado, Eduardo Siqueira Campos (PTB), pelo então presidente do Conselho Fiscal a época, Francisco Marieldo, e ainda dos ex-presidentes do Igeprev.

O T1 Notícias fez um levantamento no portal e-Contas, do TCE, e constatou que dois processos de auditoria de regularidades feitas pelo Tribunal, o  nº 12217/2012 e o nº 10398/2012, falam, entre outros assuntos, sobre diversos cargos no Igeprev que são ocupados por funcionários temporários. Os processos também citam uma situação de ilegalidade em contratos para os cargos administrativos, que teriam vigência superior a dois anos.

O T1 Notícias solicitou informações ao TCE sobre o julgamento dos processos e ao Governo sobre os posicionamentos de Siqueira e Eduardo, mas até o fechamento da matéria não havia obtido resposta. 

 

Na AL

O deputado estadual Sargento Aragão apresentou na Assembleia Legislativa (AL) um requerimento nesta terça-feira, 12, que pede cópias ao TCE das defesas apresentadas por todos os envolvidos nos dois processos de auditoria do Igeprev.

“A gente precisa saber as próprias explicções do instituto, mas também o que os presidentes dos órgãos de deliberação e dos conselhos disseram. Precisamos saber disso, pois o TCE fez citações ao Siqueira Campos e ao Eduardo Siqueira. O TCE publica essa citação, mas queremos agora a resposta deles”, declarou.

Comentários (0)