Sindicatos e governo chegam a acordo: progressões serão pagas em junho

Negociações sobre a data base foram adidas para o próximo dia 23, em nova reunião no Igeprev

Secretários em reunião com sindicatos
Descrição: Secretários em reunião com sindicatos Crédito: Ascom/Sisepe

Em reunião na manhã desta quinta-feira, 15, entre os secretários de Administração, Lúcio Mascarenhas, da Fazenda, Marcelo Olímpio, e do Planejamento, Joaquim Júnior, e o presidente do Sindicato dos Servidores Estaduais (Sisepe), Cleiton Pinheiro, foi firmado acordo para o pagamento das progressões dos meses de janeiro, fevereiro e março. O pagamento será realizado no dia 1º de junho.

A medida, que deve ser publicada Diário Oficial desta sexta-feira,16, segundo Cleiton Pinheiro, vai beneficiar 3.700 funcionários públicos estaduais efetivos, impactando a folha de pagamento do Governo do Estado em cerca de R$ 2 milhões. Atualmente a folha de pagamento dos servidores públicos gira entorno de R$ 300 milhões.

Com as mudanças recentes os servidores do Estado do Tocantins progridem na careira a cada dois anos, obedecendo a uma serie de critérios preestabelecidos, que vão deste a pontuação alcançada na avaliação no período até a participação em cursos de qualificação.

Sobre a reunião com os secretários, o presidente do Sisepe afirmou que o atual governo é de difícil negociação, reforçando que até mesmo a reunião desta quinta-feira, seria desnecessária se o governo tivesse se organizado para o pagamento das progressões, que já estavam previstas desde nove de junho de 2012.

 

Data Base

Sobre a negociação do pagamento data-base dos servidores do Estado, ficou acertado que haverá uma nova reunião no próximo dia 23 para discutir o assunto. A data-base dos servidores venceu no último dia 1º de maio e o índice apurado pelas entidades sindicais, tomando como base o INPC, foi de 10,8%. Atualmente o Governo do Tocantins possui cerca de 35 mil servidores efetivos.

 

Demissões de comissionados

O presidente do Sisipe avaliou como necessárias e tardias a exoneração em massa dos servidores públicos estaduais, publicada no Diário Oficial de quarta-feira, 14. Ele acrescentou que, desde dezembro do ano passado, o Governo alcançou o limite prudencial e reforçou a justificativa com a fala do governo, que garantiu que as exonerações não vão afetar o funcionamento da máquina pública.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)