Sistema Penitenciário e Prisional promove eventos nas Unidades Prisionais Femininas

O objetivo é proporcionar às mulheres uma perspectiva de futuro pós cárcere, com capacidade de seguir suas vidas tendo ciência de seus direitos e condições para trabalhar se sustentar

Reeducandas assistindo a palestra
Descrição: Reeducandas assistindo a palestra Crédito: Divulgação Seciju

O Sistema Penitenciário e Prisional Tocantinense (Sispen-TO) organiza nesta sexta-feira, 8, eventos nas Unidades Prisionais Femininas para ressaltar o trabalho de resgate de mulheres da condição marginal e proporcionar a elas uma perspectiva de futuro pós cárcere, com capacidade de seguir suas vidas tendo ciência de seus direitos e condições para trabalhar se sustentar.

 

A Unidade Prisional de Lajeado, em parceria com Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, ofertou, logo pela manhã, um momento de descontração com as reeducandas, trabalho de maquiadoras e também um lanche especial para o dia.

 

A diretora da unidade, Marinalva Silva, afirmou que isso é importante para demonstrar que o Sispen-TO se importa com a condição da mulher, mas que é somente um lembrete, o trabalho que realmente faz diferença é executado todos os dias. “Hoje nós preparamos esse pequeno evento para não deixar o dia passar em branco, mas o verdadeiro trabalho de empoderamento e de valorização da mulher, nós realizamos todo o ano, com cursos profissionalizantes e motivacionais, oferta de trabalho durante o cumprimento da pena e conhecimentos que dão as mulheres força e condições de independência”, pontuou.

 

A reeducanda M.L.O., que cumpre pena na Unidade Feminina de Palmas, concorda com esse pensamento e com essa política. “Durante o cumprimento de minha pena, aprendi a fazer tapetes, fiz curso de designer de sobranceiras e isso já me ajuda bastante e com certeza, até que eu tenha uma estrutura mais sólida, esse conhecimento e esse trabalho serão a base para eu reconstruir a minha vida”, enfatizou.

 

Nesta sexta, às 19h30, a Unidade de Regime Semiaberto de Palmas (Ursa), em parceria com a Igreja Batista, exibe para as reeducandas que cumprem pena no estabelecimento, o filme Estrelas Além do Tempo, que conta a história de três matemáticas da Nasa em um ambiente onde são obrigadas a trabalhar separadas dos colegas por causa do preconceito. Mas mesmo com as limitações elas conseguem provar suas competências e ascender na hierarquia da Instituição. Durante a exibição haverá pipoca e refrigerante, depois será servido um lanche e entregue kits de higiene.

 

“Esse filme foi escolhido porque mostra que mesmo em uma situação complicada, uma mulher ou um grupo de mulheres fortes e determinadas podem realizar grandes trabalhos e fazer a diferença no meio onde vivem. E é isso que queremos paras as meninas com quem trabalhamos”, explicou Bruna Vieira, diretora da Ursa.

 

A Unidade Prisional Feminina de Babaçulândia, realizou em parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus, uma ação que contou com uma palestra sobre a força da mulher, embasado em feitos bíblicos, e ao final foram doadas lembranças contendo um kits de beleza.

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)