Sistema Penitenciário recebe novos equipamentos de proteção para seus servidores

Segundo a Secretaria da Cidadania e Justiça materiais adquiridos irão favorecer a qualidade das tarefas executadas pelos servidores

Crédito: Divulgação

O Sistema Penitenciário do Tocantins ganhou mais equipamentos de segurança para atuação e proteção de agentes nos estabelecimentos penais. A entrega à Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) ocorreu na sexta-feira, 25, durante a formatura do Curso de Formação do Grupo de Intervenção Rápida (GIR).

 

Foram entregues 333 coletes balísticos, 38 capacetes balísticos e 5 escudos balísticos. Os recursos para a compra dos materiais são oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e administrados pelo Núcleo de Apoio Técnico do Sistema Penitenciário (Natec) da Seciju.

 

O gerente do Natec, Wesley Ferreira Félix, informa que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) doou oito scanners corporais e 15 detectores de metais, sendo que 1 scanner já foi entregue a Casa de Prisional de Porto Nacional. “Os outros itens serão entregues e montados em breve para auxiliar nas atividades de segurança nas unidades”, afirma.

 

O superintendente de Administração do Sispen, Orleanes de Sousa Alves, destaca que a entrega dos materiais faz parte do trabalho de manutenção da segurança dentro das unidades e da proteção dos direitos da pessoa privada de liberdade. “Os Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins passa por uma reestruturação que vai desde a aquisição de equipamentos até a assistência ao preso, tudo isso em busca de manter a segurança e proteger os direitos do reeducando”, ressaltou.

 

Mais equipamentos

 

No início de novembro serão entregues sete veículos administrativos que serão distribuídos entre as Gerências de Políticas de Alternativas Penais (Cepema) e Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso com o objetivo de auxiliar nas ações de ressocialização do sistema.

 

Também está previsto até o final do mês de novembro a entrega de três viaturas blindadas SUV e 39 cadeiras giratórias. Quanto a reestruturação das unidades, está em processo licitatório a ampliação da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG). Já para 2020 está prevista a entrega de armamentos.

 

 

 

Comentários (0)