STJ desobriga Tocantins a receber animais do Rio Grande do Norte

Tocantins obteve ganho de causa por unanimidade dos ministro do Superior Tribunal de Justiça contra a entrada de gado no Estado sem obedecer normas sanitárias

Matos: importante vitória para o Tocantins
Descrição: Matos: importante vitória para o Tocantins Crédito: Lourenço Bonifácio

 

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça acatou por unanimidade as contrarrazões do Tocantins e desobrigou o Estado de receber as 800 cabeças de gado de um pecuarista do Rio Grande do Norte sem que todas as exigências Sanitárias sejam rigorosamente cumpridas por parte do fazendeiro.

A decisão foi tomada na última quinta-feira, 15  e os 12 ministros acompanharam o voto do relator, ministro Félix Fischer. A batalha jurídica se arrasta desde que o pecuarista foi impedido pelos órgãos de fiscalização de trazer o gado para o Tocantins. Primeiramente o pecuarista entrou com uma ação na Justiça Federal da 8ª Região, onde a Procuradoria Geral do  Estado (PGE) recorreu e teve ganho de causa.

O pecuarista, então recorreu ao STJ, onde o Tocantins também apresentou as contrarrazões para impedir a vinda dos animais. A parte interessada recorreu com um agravo regimental, que não foi aceito pelos ministros da Corte.

Para o procurador-geral do Estado, André Luiz de Matos Gonçalves, esta decisão já era esperada uma vez que trata-se de importante matéria de interesse da sociedade tocantinense e que tem repercussão diretamente na economia do Estado, notadamente  nas exportações.

O Tocantins é considerado área livre de febre aftosa e a entrada de rebanho sem obedecer as normas sanitárias colocaria em risco mais de 8 milhões de cabeças de gado do Estado, podendo trazer grandes prejuízos para a economia do Tocantins. (Com informações da Secom/PGE)

 

 

Comentários (0)