TCE promove capacitação de prefeitos sobre Acesso à informação e Transparência

O Tribunal de Contas do Tocantins promove na próxima segunda-feira o II Encontro sobre Acesso à Informação e Portal da Transparência, voltado à prefeitos e contadores dos 139 municípios do Estado.

TCE vai reunir prefeitos de todo Tocantins na 2ª
Descrição: TCE vai reunir prefeitos de todo Tocantins na 2ª Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O II Encontro sobre Acesso à Informação e Transparência ocorre nesta segunda-feira, dia 14, no auditório do TCE/TO, a partir das 14h. O público-alvo, prefeitos e contadores dos municípios, que ainda não se inscreveu deve garantir a vaga por telefone. Os números disponibilizados são (63) 3232-5950 e 3232-5956. A primeira edição do evento foi realizada no mês de junho, no auditório da ATM.

 

O encontro é uma iniciativa conjunta da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Tribunal de contas do Tocantins (TCE/TO), Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Ministério Público Estadual (MPE), com o objetivo de que a Lei 12.527 (Lei de Acesso à Informação) e a Lei Complementar 131 (Lei da Transparência) sejam devidamente cumpridas por todos os municípios tocantinenses, com implantação dos Portais da Transparência e instalação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e o pleno funcionamento da Ouvidoria.

 

Termo de Cooperação

No primeiro encontro, os gestores puderam aderir a um Termo de Cooperação Técnica com o compromisso de se adequarem às exigências das leis. Aos prefeitos, que assinaram a adesão, foi concedido prazo de 180 dias, que termina em 12 de novembro, para implantarem o portal, instalarem o SIC e a Ouvidoria. Cabe destacar, que o prazo para que os entes públicos cumprissem o rigor das leis venceu em 2013.

 

Programação

Na programação do 2º Encontro, palestras com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre a disponibilização gratuita de um software para implantação dos portais.

 

Sobre a Lei de Acesso à Informação

A Lei nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

 

Sobre a Lei da Transparência

A Lei Complementar 131/2009, batizada de Lei da Transparência, altera a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que se refere à transparência da gestão fiscal. O texto inova e determina que sejam disponíveis, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Comentários (0)