Testemunhos da história revelam prosperidade do TO com a separação do Goiás

Pessoas que presenciaram o inicio da construção do Estado do Tocantins contam como era naquela época. O Estado completa neste sábado, 5 de outubro, 25 anos. Povo do TO vê prosperidade com separação...

Pessoas que viram o Estado ser criado, testemunham
Descrição: Pessoas que viram o Estado ser criado, testemunham Crédito: Divulgação

No dia 5 de outubro de 1988, oficializado pelo art. Nº 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, uma parte do Goiás se desmembrava rumo ao crescimento. Nascia o Estado Tocantins. 25 anos depois as mudanças visíveis nos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), Saúde e Educação mostram que a separação do norte goiano trouxe prosperidade para um povo, que até então, como disse o médico e pioneiro no Estado, Odir Rocha, “Vivia sem nada, só com pobreza e sofrimento”.

“Não dá para avaliar o IDH porque naquele tempo nem se falava nisso. Quase ninguém sabia o que era. Cheguei aqui em 1970, na cidade de Bernardo Sayão. Em 1971 ajudei a inaugurar um hospital em Colinas e passei a trabalhar nos dois municípios. Eram quatro horas de viagens entre uma cidade e outra, por causa das estradas ruins. E tínhamos que enfrentar muitos problemas sérios de violência por causa de terras e também problemas causados por doenças, como a malária, que matou muita gente”, disse.

De acordo com dados obtidos junto ao Ministério da Saúde, em 2010 o Estado apresentou 105 casos de malária, 15% a menos dos registrados no ano anterior. Nenhuma das 139 cidades existentes no estado apresentou grande volume de casos da doença, em comparação com o restante da Amazônia Legal, o que mostra um grande avanço no combate a essa doença obtido nos últimos anos.

 

Educação

A secretária municipal da Educação de Palmas, Berenice Barbosa, uma das pioneiras da Educação da capital do Estado, afirmou ao T1 Notícias que fica sem palavras ao tentar descrever as mudanças na Educação, em comparação com a época em que o Estado fazia parte do Goiás. “As dificuldades eram imensas. Em Taquaruçu, por exemplo, não tinha funcionários e professores. Usavam uma caminhoneta para levá-los e quando chovia muito, não dava para subir a serra. Melhorou bastante, mas ainda precisa melhorar muito mais”, ressalta.

A professora Maria das Graças Silva Moreira é concursada como professora pelo município de Palmas desde 1992. Em entrevista ao T1 Notícias, a funcionária pública comentou, sorrindo, das grandes diferenças que observou na Educação da Capital e do Estado nos seus mais de 21 anos de trabalho.

 “Morava no centro de Palmas e em 1992 me deslocava para dar aula em Taquaralto e também dava aula na Escola Estadual Dom Alano. Naquele tempo Não tinha motivação para os alunos Eu tinha apenas o quadro e o giz. Lembro que muitos alunos ficavam poucos dias e depois saíam, porque era muito difícil o transporte das crianças. A desistência era muito alta naquela época”, explica.

Em 2010, conforme dados do Ministério da Educação, a taxa de abandono de alunos dos anos iniciais no Estado foi de 0,9% do total de matriculados. A média da região norte  é 4,1% e a do Brasil 1,8%. Nos anos finais a porcentagem de evasão no Tocantins foi de 3,0 % de seus alunos, enquanto a média da região norte foi de 7,1%  e a  brasileira 4,7%. Já para o ensino médio foram 8%, 14,7% e 10,3, respectivamente, os números de abandono da sala de aula do Tocantins, da Região norte e a média do País.

 

Crescimento

De acordo com os dados do senso do IBGE de 2010, as principais cidades do Estado do Tocantins atualmente, Araguaína, Palmas e Gurupi, tem 150.484 mil habitantes, 228.332 mil e 76.755 mil habitantes respectivamente.

As principais cidades do antigo norte goiano, como Colinas e Porto Nacional, tinham no ano de 1990, 21.018 mil habitantes e 43.224, respectivamente. De acordo com o senso de 2010, Colinas tem 30.879 e Porto Nacional tem 49.143 habitantes.

Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) cresceu 89,43% nos 25 anos de Estado e o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 74%. No Tocantins, o número de crianças entre cinco e seis anos nas escolas deu um salto de 28,32% para 86,87% e a esperança de vida ao nascer subiu de 60 para 72 anos.

A estimativa é de que o Estado do Tocantins tenha em 2013, 1.478.164 habitantes.

Testemunhos da história deste Estado novo mostram que muito mudou e que a separação do Estado de Goiás, trouxe prosperidade para o povo das cidades do antigo norte goiano. O Tocantins completa neste sábado, 5 de outubro,  25 anos.

Comentários (0)