TO sedia curso nacional de Segurança Pública: policiais e bombeiros participam

Capacitação do projeto “Brasil mais seguro”, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) acontece em Palmas...

Policiais Civis, Militares, do Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais de seis estados brasileiros participam, em Palmas, de uma capacitação do projeto “Brasil mais seguro”, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). No Tocantins, o Curso de Local de Crime é realizado com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).


De acordo com a Coordenadora da Senasp, Ceila Maria Melo Mendonça, o curso é uma estratégia de aprimoramento dos conhecimentos, além de servir de instrumento da Segurança Pública para aprimorar as ações dos profissionais que combatem o crime diariamente.


“Pretendemos formar multiplicadores que posteriormente possam repassar esses conhecimentos para os demais integrantes das Instituições de Segurança Pública”, ressalta Ceila Maria, que coordena o curso realizado pela primeira vez no Tocantins.


Com o objetivo de formar multiplicadores na temática de Local de Crime, o curso está sendo oferecido para profissionais dos estados de Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo, além de contar com 18 participantes do Tocantins. Todos foram selecionados tendo como base o perfil de facilitadores de ensino.
Segundo o instrutor do curso, que atua como Perito Criminal há oito anos em Minas Gerais, João Bosco Silvino Júnior, esse curso é um divisor de águas, pois não havia uma ação por parte do poder público quanto à preservação dos locais de crime. “Começamos a ver uma mudança cultural a partir do momento em que o Estado passou a formar multiplicadores da importância da preservação dos lugares aonde ocorrem crimes”, pontua.


O Curso tem ainda como instrutores a psicopedagoga Viviane Pereira Peixoto, o delegado da Polícia Civil do Paraná, Cristiano Augusto Quintas dos Santos, o comandante do Esquadrão Antibombas e Negociação de Minas Gerais e 1º Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais, Francis Albert Cotta Formiga.


De acordo com o Delegado de Polícia Civil de Araguatins, Vlademir Costa de Oliveira, esse curso possibilita uma melhor adequação ao local do crime, para que se possa desvendar possíveis autorias, a questão da materialidade do crime e o bom encaminhamento das investigações para conclusão inquéritos policiais.


Já para a Perita Criminal com 19 anos de atuação, Carla Rogéria Lopes Vieira de Vasconcelos, veio de Belo Horizonte participar do curso. “Me dispus a vir de Minas Gerais para o Tocantins com a finalidade de fazer esse curso por entender que, na condição de multiplicador, os conhecimentos adquiridos aqui serão repassados aos colegas para que haja uma continuidade na melhoria do trabalho de todos”, afirma.


O curso é voltado a 60 profissionais da Segurança Pública. Com carga horária de 32 horas, a capacitação segue até sexta-feira, 16, na Academia da Polícia Militar.
Grade curricular

Para se tornar um multiplicador do Curso de Local de Crime o participante deverá ter média mínima de sete pontos em todas as disciplinas, sendo elas:

- Metodologia de ensino e desenvolvimento pedagógico;
- Exames periciais em local de crime;
- Providências preliminares em local de crime;
- Investigação preliminar e relatório de local de crime;
- Preservação e isolamento de local de crime;
- Noções básicas sobre preservação e isolamento do local do crime.

Comentários (0)