Tocantins ainda não conta com testes para detecção direta do coronavírus

Amostras dos casos suspeitos estão sendo encaminhadas para fora. Calendário para a distribuição dos testes rápidos será definido pelo Ministério da Saúde.

Crédito: Divulgação

O Tocantins ainda não conta com testes para detecção direta do novo coronavírus. A informação foi confirmada ao T1 Notícias nesta segunda-feira, 16, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). As amostras dos casos suspeitos estão sendo encaminhadas para fora, pois no Estado ainda não há como detectar o vírus.

 

Em nota, a Secretaria ainda informou que o calendário para a distribuição dos testes rápidos será definido pelo Ministério da Saúde (MS).  Explicaram ainda que uma servidora do Estado já está indo para Brasília – DF, com o objetivo de fazer o treinamento dos testes rápidos.

 

Casos suspeitos

 

Neste domingo, 15, A SES afirmou que há três casos no Tocantins na relação oficial do Ministério da Saúde.  Além de duas jovens, com casos já divulgados anteriormente pela Secretaria, foi incluída uma jovem que está sendo acompanhada em Palmas, de 22 anos, que esteve em Portugal, chegou ao Brasil na sexta, 13, já apresentando sintomas que a enquadravam nos critérios de encaminhamento.

 

As amostras desta terceira paciente incluída na relação oficial serão encaminhadas nesta segunda, 16, para o Instituto Adolfo Lutz, ainda sem previsão de data para divulgação. Para os dois primeiros casos, o Instituto divulgará os resultados da contraprova nesta terça-feira, 17.

 

Além dos casos oficiais, há o acompanhamento de outros sete casos, três deles em Palmas e o restante nas cidades de Araguaína, Paraíso, Pindorama e Porto Nacional. Caso os resultados preliminares realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para outras síndromes respiratórias sejam descartados, mais informações serão divulgadas pela Secretaria da Saúde. 

Comentários (0)