O Tocantins alcançou a 1ª colocação em Educação Infantil entre os estados da Região Norte, conforme levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), instituição que avalia a capacidade dos entes federativos em promover bem-estar à população.
O resultado, segundo o Governo do Estado, reflete o fortalecimento da chamada Educação de Território, modelo que promove parcerias e investimentos em todos os municípios, independentemente da rede à qual a unidade escolar pertence, o que amplia a atuação conjunta entre Estado e prefeituras.
Programa atende os 139 municípios
Uma das iniciativas destacadas é o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que contempla todos os 139 municípios tocantinenses. O foco é manter diálogo permanente com as redes municipais, respeitando as identidades locais e construindo políticas públicas de forma colaborativa, com ações voltadas à redução das desigualdades educacionais e à transformação social por meio da educação.
Entre os programas que integram essa estratégia está o Alfabetiza Mais Tocantins, inserido no Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças das escolas públicas do estado até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de fortalecer a aprendizagem e melhorar os indicadores educacionais.
Ações contribuíram para o resultado
De acordo com o Governo do Tocantins, o desempenho que colocou o estado no topo da Educação Infantil na Região Norte está relacionado a ações como:
- formação pedagógica e socioemocional para educadores;
- entrega de material didático;
- assessoria técnica especializada para apoio a gestores;
- monitoramento de metas e ações;
- obras e melhorias estruturais alinhadas às necessidades locais.
Desde 2023, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) intensificou o suporte às escolas municipais, aumentando a atuação técnica e fortalecendo o trabalho com incentivos financeiros e premiações para redes municipais que atingem resultados considerados expressivos.
Educação como prioridade
O governador Wanderlei Barbosa afirmou que a educação é prioridade para o desenvolvimento social e econômico do Tocantins e destacou os investimentos realizados em infraestrutura, modernização e valorização profissional.
“A educação é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do estado. Nosso compromisso é olhar para todos os municípios, considerando a qualidade do ensino das redes municipais e da rede estadual, promovendo uma educação de território, com apoio e parcerias. Investimos em um ensino de referência, com foco nos alunos e nos professores, fortalecendo a infraestrutura das escolas, a valorização profissional, a capacitação continuada, a tecnologia e a modernização em todos os municípios tocantinenses”, reforçou.
Por sua vez, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, também celebrou a conquista e destacou o papel das gestões municipais para o resultado. “Comemoramos com orgulho a conquista do primeiro lugar em Ensino Infantil. Isso reafirma nosso compromisso com o fortalecimento da educação e, principalmente, com o trabalho construído em parceria com as gestões municipais, fundamentais na promoção de uma educação de qualidade. É uma conquista que serve de incentivo para continuarmos transformando vidas e fortalecendo o futuro das comunidades tocantinenses”, concluiu.
Comentários (0)