Tocantins registrou 63,3 casos de dengue por dia, conforme dados da Sesau

Em 2012, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, 23.595 incidências da doença foram registrados no Estado. Confira abaixo os gráficos dos dados no Tocantins e em todo o Brasil

Até outubro estado registrou 19 mil casos
Descrição: Até outubro estado registrou 19 mil casos Crédito: Ministério da Saúde

Com o início do período chuvoso no Tocantins, um problema já conhecido pela população entra em cena novamente. São os casos de dengue, que no ano de 2012 alcançaram, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), 23.595 registros e até outubro deste ano já somavam mais de 19 mil incidências, isto é, 1.900 casos por mês e mais de 63 casos por dia.

Somente em 2013, Palmas e Araguaína juntas somaram mais da metade dos casos de Dengue em todo o Estado, sendo a primeira com 7.543 (39%) e a segunda com 2.146 (11,25%). Gurupi, Miracema do Tocantins e Formoso do Araguaía completam a lista das cinco cidades que mais registraram casos da doença com, respectivamente, 1007 (5,28%), 842 (4,41%), 637 (3,37%) casos.

- Confira aqui a tabela dos 15 municípios do Tocantins com maior número de notificações em 2013.

Ainda de acordo com relatório da secretaria, a baixa incidência da doença é colocada nas estimativas quando é registrado menos de 100 casos por 100 mil habitantes; a média fica entre 100 a 300 casos e a alta incidência quando for maior que 300 registros por 100 mil habitantes.

No Brasil entre 1995 e 2010, o número de municípios infestados pelo Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue, passou de 1.753 para 4.007 em diversas cidades do País. Você pode conferir o gráfico que mostra esses números em cada região do Brasil, obtido no site do Ministério da Saúde,  aqui.

Dengue

Conforme informações obtidas no Ministério da Saúde, a dengue é uma doença causada por um vírus que provoca febre alta e repentina, e no mundo existem quatro tipos de vírus que provocam dengue o DENV-1, o DENV-2, o DENV-3 e o DENV-4 e todos eles causam os mesmo sintomas. Dessa maneira, uma mesma pessoa pode pegar dengue até quatro vezes, se for picada por mosquitos infectados com os diferentes tipos de vírus.

Febre, dor de cabeça e pelo corpo, enjoos e náuseas, aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramento do nariz são alguns dos principais causas iniciais da doença. Como no início se assemelham a diversas doenças, a dengue pode ser confundida e somente um médico pode diagnosticar a doença e receitar os procedimentos que devem ser adotados.

Prevenção

As secretarias Municipais de Saúde, de acordo com a portaria Nº 3.252 de 22 de dezembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União (DOU) devem manter programas de prevenção permanente.  Mas vale ressaltar que todo cidadão deve contribuir com esta luta, fiscalizando sua moradia, ambiente de trabalho e de convivência.

É de extrema importância para combater o mosquito da dengue, não deixar acumular água em latas, embalagens, copos, tampas de refrigerante, pneus, vasos, jarros, garrafas, sacos, lixeiras e em qualquer tipo de material que possa deixar água parada.

O Ministério da Saúde também divulgou um infográfico que mostra vários mitos e erros comuns sobre a dengue. Quer conferir? Clique aqui.

 

Comentários (0)