Tocantins vira case de sucesso sobre redução gases causados pelo efeito estufa

O Plano ABC no Tocantins é uma política pública efetiva, com ganhos de produtividade e sustentabilidade dos produtores

Referência para vários estados brasileiros, o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (ABC-TO) foi apresentado como case de sucesso no Seminário ‘Novas visões e estratégias em Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)’, realizado em Campina Grande, na Paraíba, na última quarta-feira, 30.

 

O Plano ABC no Tocantins é uma política pública efetiva, com ganhos de produtividade e sustentabilidade dos produtores.

 

O diretor de Tecnologia Sociais e Biodiversidade da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Fernando Garcia, foi quem representou o Tocantins no Seminário e apresentou os resultados da implantação do Plano. Segundo ele, a troca de experiência é fundamental para que cada estado brasileiro contribua com a emissão de baixo carbono, reduzindo a emissão de gases causados pelo efeito estufa no setor agropecuário.

 

“No Tocantins o Plano ABC-TO foi implantado em 2011 e é uma política de Estado. Com os resultados alcançados, a capacitação tecnológica e a implantação das Unidades de Referência Tecnológica (URTs), em parceria com os produtores para consolidar o modelo e seu aprendizado, nos tornamos um referência”, detalhou Garcia. Ele reforçou que é preciso que todos os estados brasileiros coloquem em prática as tecnologias que o Plano traz para reduzir as queimadas, desmatamento e fazer um melhor uso do solo.

 

Outro passo fundamental para o sucesso do Plano ABC-TO foi a formação de grupo gestor diverso e bem representativo, com agentes de Estado, assistentes técnicos, instituições de ensino e setor produtivo. “No início o principal objetivo do plano era recuperar pastagens degradadas, mas o engajamento dos parceiros e os resultados positivos fizeram com que o leque se ampliasse para outras frentes – introdução dos programas Balde Cheio, Carne Carbono Neutro e o aumento da eficiência econômica dos sistemas”, disse ele.

 

 

Comentários (0)