UFT publica edital de seleção para 3 novos cursos de licenciatura

Universidade oferta 110 vagas nos cursos de Intercultural Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação Bilíngue de Surdos; inscrições vão até dia 12 de maio

Crédito: Divulgação/UFT

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) oferta 110 vagas para três novos cursos de licenciatura: Intercultural Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação Bilíngue de Surdos. O processo seletivo será feito em etapa única por meio de Análise Curricular. As inscrições iniciam nesta terça-feira, 23, e seguem até 12 de maio, realizadas via internet, por meio do endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br.

 

Licenciatura Intercultural Indígena

Este curso é voltado para indígenas (professores ou não) que desejam conquistar uma formação docente. Trata-se de um curso de 1ª licenciatura – 4 anos – no Câmpus de Palmas. São 40 vagas no total.

 

Licenciatura Bilíngue de Surdos

O curso é voltado para professores (surdos e não surdos) de diferentes áreas que atuam na educação e população surda que desejam conquistar a formação em Educação Bilíngue de Surdos. Trata-se de um curso de 2ª licenciatura – 2 anos – no Câmpus de Palmas, e por isso é obrigatório comprovar a formação em um curso de licenciatura. São 40 vagas no total.

 

Licenciatura Educação Escolar Quilombola

Voltado para a comunidade quilombola (professores ou não) que desejam a formação específica de educação escolar quilombola, o curso será no Câmpus de Arraias e é 1ª licenciatura – 4 anos, com 30 vagas no total.

Quem pode participar?

Os cursos da UFT são para atender uma demanda de formação de indígenas, quilombolas e pessoas surdas. Esses alunos terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00 do início ao fim do curso.

 

Parfor Equidade

Os novos cursos são do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – Parfor Equidade, uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) que visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância.

 

De acordo com a coordenadora do Parfor na UFT, Carolina Machado, os três novos cursos são parte das ações de expansão da universidade. “No decorrer dos últimos 20 anos, a UFT vem assumindo um papel de excelência acadêmica e científica na região Norte do Brasil e no estado do Tocantins e tem ampliado de maneira rápida e sustentável a oferta de vagas em cursos de graduação, e estes 3 novos cursos de licenciatura do Parfor são parte das ações de expansão da universidade.”

 

Confira todas as informações no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese). Clique aqui.

Comentários (0)