Vanda Paiva anuncia reforma, construções e ampliações de hospitais no Estado

Governador relatou problema de demanda em atendimento à pacientes de estados vizinhos e pediu para que médicos atendam o máximo possível de pessoas. Secretária anunciou ações e vai assinar Coap...

Vanda Paiva, secretária da Saúde
Descrição: Vanda Paiva, secretária da Saúde Crédito: Lourenço Bonifácio/T1

A Secretária Estadual de Saúde, Vanda Paiva, anunciou durante cerimônia de entrega da Carreta da Saúde da Mulher, em Araguatins, na manhã desta sexta-feira, 16, a ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP), publicação de edital na próxima segunda-feira, 19, para construção de um novo hospital em Araguaína e reunião com Ministério da Saúde na semana seguinte, para a construção do Hospital de Gurupi, além de reformas em toda a rede hospitalar do Tocantins.

“O Tocantins é o 2º Estado que mais aplicou na saúde, com quase 25% da arrecadação investidos. Estamos trabalhando noite e dia para melhorar”, afirmou a secretária.

Vanda Paiva agradeceu a agilidade do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nas solicitações para o Tocantins e afirmou que o Estado irá aderir ao Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coap). “Não tenho medo de assinar o Coap. Vamos levar menos processo do que levamos hoje do Ministério Público”, disse.

 

Governo aponta dificuldades

O governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos (PSDB), relatou ao ministro da saúde, Alexandre Padilha, a dificuldade encontrada pelo Tocantins quanto à demanda de atendimento de pacientes vindos dos estados do Maranhão, Pará e Bahia. “O problema é que os estados vizinhos mandaram todos os seus doentes para o Tocantins”, afirmou.

De acordo com o governador, no Tocantins se encontram 2.163 médicos, dos quais 1.105 são servidores públicos do Estado. A média é de 1,6 médicos para cada mil habitantes. “2.662 pacientes vem de fora para o Tocantins, R$674 milhões foram gastos com a saúde em 2012. Infelizmente temos problemas e peço aos nossos médicos que atendam mais gente possível”, disse Siqueira Campos.

Apesar de relatar o problema ao ministro, Siqueira Campos declarou que “se os pacientes vem de fora para serem atendidos nos hospitais daqui, é porque a saúde do Tocantins está bem preparada”.

Comentários (0)