Wanessa Sechim aponta alto índice de evasão de alunos na rede estadual de ensino

Na manhã desta segunda-feira, 1º, a secretária de Educação, Wanessa Sechim, apontou os dados da pasta na rede de ensino e chamou a atenção para os índices de abandono e queda nas matrículas

Secretária de Educação divulga dados em coletiva
Descrição: Secretária de Educação divulga dados em coletiva Crédito: Foto: Secom/TO

A secretária de Educação, Juventude e Esporte do Tocantins, Wanessa Zavarese Sechim, revelou em coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira, 1º, dados apontando o alto índice de abandono dos alunos nas vagas da rede estadual de ensino. Ainda conforme a gestora, o Tocantins também registrou redução de 36,66% no número de matrículas nos últimos 10 anos. Segundo a gestora, novas estratégias serão tomadas para melhorar a educação no Estado.

 

Segundo os dados do Ministério da Educação, a taxa de abandono do ensino médio em 2007 era de 4,5%, em 2014 o índice subiu para 8,8%.  A redução no número de matrículas na rede estadual em relação ao ano de 2005 até 2015 é de 36,66%. “A aprendizagem na rede estadual do Tocantins estava em alta e teve uma queda significativa. Foi assim que encontramos a educação, um abandono. O ensino médio, que é nossa principal responsabilidade, está caindo”, afirmou Wanessa.

 

A secretária apontou, como uma das ações para solucionar o problema, realizar reuniões de trabalho in loco com as equipes, trabalho com diretores das escolas e coordenação pedagógica. Entre as estratégias para melhorar o ensino a secretária citou análise frequente de dados, e retomada de programas e ações, buscando parcerias. “Precisamos estudar juntos com as equipes regionais de ensino, com as escolas, sobretudo que é onde acontece o ensino, a aprendizagem, é onde está o nosso aluno. Apoiar todo este trabalho, promovendo uma aprendizagem de qualidade”, afirmou.

 

Ainda segundo a secretária, nos últimos 30 dias ela já realizou reunião de trabalho com os servidores e como foco das discussões esteve a aprendizagem dos alunos e a educação de qualidade para todos. Entre os eixos de atuação a secretária destacou o acesso à educação, atendimento e permanência.

Comentários (0)