Operação Dia das Mães realizada pelo Ipem termina com saldo positivo

A Operação Especial Dia das Mães realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (Ipem-TO) encerrou-se nesta sexta-feira, 6, com saldo positivo. Das 4.655 peças fiscalizadas em 26 estabelecimentos visitados em Palmas apenas 353 produtos est...

Encerrou-se nesta sexta-feira, 6, a Operação Especial Dia das Mães realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (Ipem-TO) que teve início no último dia, 2, e teve objetivo de visitar estabelecimentos comerciais de Palmas para verificar se as etiquetas dos produtos têxteis do vestuário feminino continham as informações obrigatórias.

A operação, também incluía os pré-medidos, onde exemplares de cosméticos comercializados em supermercados e lojas do segmento, são recolhidos para comprovar se o peso informado na embalagem está correto. O coordenador da qualidade do Ipem, Bruno Sousa contou que os fiscais vão aos estabelecimentos para verificar as etiquetas das roupas femininas, desde peças íntimas até peças usadas no cotidiano.

De acordo com Parrião Júnior, presidente do Ipem /TO, durante os cinco dias da operação, foram visitados 26 estabelecimentos da Capital, sendo fiscalizadas 4.655 peças. Deste total, foi possível constatar que 353 produtos estavam irregulares.

O presidente explica, ainda, que é obrigatório conter na etiqueta do produto seis informações: o nome, marca registrada ou razão social do fabricante, a identificação fiscal, o país de origem do produto, o tamanho, as instruções de conservação e a composição têxtil.

Os estabelecimentos comerciais que estavam com produtos irregulares têm um prazo de dez dias para apresentarem nota fiscal dos produtos.

Comentários (0)