Após mais de uma década de anúncios, pleitos e etapas burocráticas, o Governo do Tocantins formaliza o início dos trabalhos para a duplicação da rodovia TO-222, no trecho de 13,1 quilômetros que liga o município de Araguaína ao distrito de Novo Horizonte. A ordem de serviço que autoriza o começo imediato das obras de engenharia será assinada nesta sexta-feira, 26 de junho, em solenidade programada para as 16h30 na Praça Andalício de Oliveira, em Novo Horizonte.
A intervenção atende a uma demanda histórica de moradores, produtores rurais, empresários e motoristas que utilizam a via diariamente para o escoamento de produção e deslocamento regional. Conforme informações publicadas pelo portal AF Notícias, o projeto executivo e a construção das novas pistas entram agora em fase operacional, superando um ciclo de promessas que se estendia desde 2015.
Detalhes Técnicos e Contratuais
A execução dos serviços está sob a responsabilidade da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Tocantins (Ageto), que contratou a empresa Tocantins Ltda. (CNPJ nº 01.687.568/0001-95) por meio de processo licitatório. Os principais dados do contrato administrativo incluem:
-
Identificação: Contrato nº 596/2026, vinculado ao processo administrativo nº 2026/38960/000484.
-
Valor Global: R$ 62.808.028,64.
-
Vigência: 36 meses, contados a partir da assinatura firmada em 14 de maio deste ano.
-
Publicação Oficial: Extrato contratual veiculado na edição nº 7.065 do Diário Oficial do Estado, em 22 de maio de 2026.
-
Escopo das Obras: Duplicação, restauração do pavimento existente e implantação de obras de arte especiais (pontes ou viadutos) no respectivo trecho.
-
Signatários: O presidente da Ageto, Túlio Parreira Labre, e a representante da construtora, Irani Junqueira Vilela.
A autarquia estadual também informou que, em março deste ano, formalizou junto ao Município de Araguaína os pedidos para a obtenção das licenças ambientais prévia, de instalação e de operação necessárias para o andamento legal das atividades.
Linha do tempo: O histórico do projeto
O trajeto até a assinatura da ordem de serviço de execução foi marcado por diferentes anúncios governamentais e trâmites preparatórios ao longo de 11 anos:
-
2015: O então governador Marcelo Miranda anunciou publicamente a intenção de duplicar a rodovia entre o viaduto da BR-153 e o distrito de Novo Horizonte, com previsão inicial de elaboração de projeto para aquele mesmo ano, o que não se concretizou.
-
2016–2017: A demanda permaneceu em pauta nas discussões entre o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, e o governo estadual de Marcelo Miranda, intensificada por problemas estruturais e erosões na pista decorrentes de fortes chuvas no perímetro urbano.
-
2019–2020: A obra foi sugerida e defendida em consultas públicas para o Plano Plurianual (PPA) pelo prefeito Ronaldo Dimas. Em 2020, a Ageto iniciou o procedimento para contratar os primeiros estudos de viabilidade técnica.
-
2021: Foi expedida uma ordem de serviço pela Ageto voltada exclusivamente para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e elaboração dos projetos básico e executivo, sem previsão de obras físicas.
-
2023–2024: O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, apresentou a demanda ao governador Wanderlei Barbosa para que o pedido fosse reinserido nas prioridades do PPA para o quadriênio 2024–2027, integrando o planejamento oficial do Estado com meta de contratação da empresa construtora.
-
2025: Em 1º de novembro, o então governador em exercício, Laurez Moreira, em agenda conjunta com o prefeito Wagner Rodrigues, autorizou a abertura oficial do processo licitatório para a escolha da empresa responsável pela engenharia e infraestrutura de 13,1 quilômetros da rodovia.
-
2026: Sob a gestão do governador Wanderlei Barbosa, a autarquia presidida por Túlio Parreira Labre realizou a publicação do edital (janeiro), o requerimento das licenças ambientais (março) e a assinatura do contrato de R$ 62,8 milhões com a construtora representada por Irani Junqueira Vilela (maio), culminando na liberação para o início das máquinas neste mês de junho.
Com a assinatura do documento nesta sexta-feira, a efetivação do cronograma passa a depender diretamente da mobilização de maquinário, instalação do canteiro de obras e ritmo dos trabalhos de campo pela empresa vencedora.
Comentários (0)