A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) encerra o primeiro semestre de 2026 com uma agenda intensa de ações voltadas ao fortalecimento da atividade turística em todas as regiões do Tocantins. Investimentos em qualificação profissional, apoio à governança regional, promoção dos destinos tocantinenses em eventos nacionais e internacionais, além da produção de informações estratégicas para o planejamento do setor marcaram os primeiros meses do ano.
O trabalho desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Setur, tem como foco consolidar o turismo como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico e social, gerando oportunidades para empreendedores, fortalecendo a regionalização e ampliando a competitividade dos destinos tocantinenses.
Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Monteiro, os resultados alcançados refletem o compromisso da gestão Wanderlei Barbosa com o crescimento sustentável do setor. “Projetos como o Tocantins Recebe Bem e o Turismo na Estrada levam capacitações profissionais e orientações sobre captação de recursos aos municípios, fortalecendo a qualificação, a regionalização e a governança turística em todas as regiões do Tocantins”, destaca a gestora.
Oportunidades
Entre as principais ações do período está o investimento na qualificação profissional. Por meio do projeto Tocantins Recebe Bem, a Setur promoveu cursos voltados à melhoria dos serviços turísticos, contemplando temas como segurança e gestão de risco para o turismo de aventura e ecoturismo, marketing digital e boas práticas na manipulação de alimentos. Cerca de 200 pessoas foram capacitadas em diferentes municípios, contribuindo para elevar a qualidade do atendimento aos visitantes e ampliar as oportunidades de geração de renda nas comunidades turísticas.
Outro destaque foi o projeto Turismo na Estrada, que percorreu municípios estratégicos das sete regiões turísticas do Estado, reunindo gestores públicos, empresários, representantes das Instâncias de Governança Regionais e integrantes do trade turístico. A iniciativa promoveu orientações sobre o Mapa do Turismo Brasileiro, Cadastur, governança, conselhos municipais, turismo sustentável e instrumentos de fortalecimento das políticas públicas para o setor.
Promoção
A promoção dos destinos tocantinenses também ganhou força ao longo do semestre. O Estado participou de importantes eventos voltados à comercialização e divulgação turística, como a Pesca & Companhia Trade Show, considerada a maior feira de pesca esportiva da América Latina, o Meeting Brasil Europa 2026, realizado em Portugal e na Espanha, e o Salão Nacional do Turismo, em Fortaleza, que contou com a participação de uma caravana formada por 22 municípios tocantinenses.
As ações ampliaram a visibilidade do Tocantins junto a operadores, agentes de viagens, investidores e consumidores dos mercados nacional e internacional. E já estão abertos editais para participação de empresas tocantinenses na 19ª Expocatólica (23 a 26 de julho) e para a 53ª ABAV Expo (30 de setembro a 2 de outubro).
Gestão turística
O fortalecimento da gestão turística também esteve entre as prioridades da Secretaria. Durante o período, foram validados 25 municípios no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta do Ministério do Turismo que reconhece oficialmente os destinos integrantes das regiões turísticas do país. Paralelamente, a Setur analisou 536 processos relacionados ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), contribuindo para a formalização e organização do setor em todo o Estado.
A produção de dados para subsidiar políticas públicas também avançou. Durante o Carnaval de 2026, equipes da Secretaria realizaram pesquisas de perfil dos visitantes e de movimentação financeira em importantes destinos turísticos, gerando indicadores que auxiliam no planejamento, monitoramento e avaliação das ações voltadas ao desenvolvimento do turismo tocantinense.
Os resultados das iniciativas já apresentam reflexos na economia. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que as Atividades Características do Turismo registraram saldo positivo de 252 empregos formais no primeiro trimestre de 2026. Atualmente, o setor responde por mais de 11 mil postos de trabalho formais no Tocantins, consolidando-se como um importante vetor de desenvolvimento para os municípios.
Entre as ações mais recentes da Setur estão ainda o lançamento do edital do Selo Praia Responsável 2026, que reconhecerá municípios que adotam práticas sustentáveis durante a temporada de praias, e a criação do Grupo de Fiscalização Integrada do Turismo do Tocantins, iniciativa que reúne diferentes instituições para fortalecer a segurança, a organização e a formalização das atividades turísticas no Estado.
De acordo com a secretária Ana Maria Monteiro, o conjunto das ações reforça a estratégia do Governo do Tocantins de estruturar destinos, qualificar profissionais, fortalecer a governança e ampliar a promoção turística. “Desta forma, estamos criando condições para que o Estado avance cada vez mais como um destino competitivo, sustentável e preparado para receber visitantes do Brasil e de outros países”, completa a gestora.
Comentários (0)