Embaixador do Japão participa dos 30 anos da associação nipo-brasileira no Tocantins

Em Palmas, Yasushi Noguchi participa da celebração dos 30 anos da entidade, que inclui um Festival Gastronômico e encontros com o governador Wanderlei Barbosa e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira

Mônica Nakashima, pres. da ACNBT e o embaixador do Japão, Yasushi Noguch
Descrição: Mônica Nakashima, pres. da ACNBT e o embaixador do Japão, Yasushi Noguch Crédito: Divulgação

Um festival gastronômico com entrada gratuita e pratos típicos orientais marca, neste sábado, 27 de junho, a celebração dos 30 anos da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins (ACNBT). O evento, que começa às 18 horas na sede da entidade, contará com a presença especial do embaixador do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, que cumpre agenda oficial na capital para estreitar laços diplomáticos e econômicos com o estado.

 

 

A visita do diplomata ocorre em um momento estratégico de fortalecimento das relações bilaterais e comemora as três décadas de atuação da associação na preservação das tradições orientais. Além de prestigiar o festival aberto ao público, o embaixador participará de reuniões com o setor produtivo e lideranças da comunidade para debater oportunidades de intercâmbio, investimentos e cooperação econômica.

 

 

Para a presidente da ACNBT, Mônica Nakashima Violato, a presença do embaixador valida a história dos imigrantes e descendentes na região. "Receber o embaixador no ano em que a associação completa 30 anos é motivo de grande alegria e um reconhecimento da trajetória de famílias que ajudaram a desenvolver o Tocantins, sem perder suas raízes", destaca.

 

 

Três décadas de história e integração

Fundada em 15 de junho de 1996, a Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins atua na divulgação da cultura japonesa por meio de atividades educacionais, sociais e artísticas, aproximando os nipo-brasileiros de toda a sociedade tocantinense.

 

 

Encontros institucionais e negócios

Durante sua permanência em Palmas, a agenda do embaixador Yasushi Noguchi também contempla audiências institucionais com o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e com o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, além de um encontro com empresários na sede da associação para conhecer experiências locais.

 

 

Festival Gastronômico

O encerramento festivo da visita, a partir das 18 horas, na sede da ACNBT, reunirá gastronomia tradicional, apresentações musicais, exposições e mostras culturais. A organização convida toda a população de Palmas para participar da celebração, que tem acesso livre.

Comentários (0)