Delegação do Tocantins participa da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura no ES

Com apoio da Secult, 30 delegados tocantinenses integram debates sobre justiça climática e ajudam a formular diretrizes para a governança da Rede Cultura Viva

Crédito: Luiz Izidoro/Governo do Tocantins

Representantes dos pontos de cultura do Tocantins participam, entre os dias 19 e 24 de maio, em Aracruz (ES), da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, encontro que reúne delegações de todo o país em torno do tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”. A delegação tocantinense acompanha as discussões do V Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, dos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos e de espaços de deliberação da Política Nacional Cultura Viva.



A participação da delegação conta com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que viabilizou as passagens aéreas dos representantes para o Espírito Santo. A presença do Estado no encontro contribui para a participação tocantinense em um dos principais espaços nacionais de debate, escuta e formulação de propostas da Cultura Viva.



Participação tocantinense

A delegação do Tocantins é formada por 30 delegados eleitos durante a etapa estadual da Teia, representando diferentes regiões, territórios, linguagens artísticas e expressões culturais do estado.



Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), agradeceu a participação da delegação tocantinense e destacou a presença ativa dos representantes do estado no Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.



“Quero agradecer a participação do Tocantins, com seus 30 delegados e delegadas presentes e atuantes no Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. A delegação tocantinense também trouxe para a Teia suas grandes expressões culturais, contribuindo para esse encontro de diversidade, diálogo e construção coletiva!”, afirmou.



Para Erval Benmuyal, representante da Rede Estadual dos Pontos de Cultura do Tocantins, a participação da delegação tocantinense na 6ª Teia Nacional é resultado de um processo de reorganização e fortalecimento da Cultura Viva no estado.



“Para chegarmos até aqui, em Aracruz, o Tocantins passou por um processo de retomada e fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva, com diagnóstico, mapeamento e articulação da nossa rede. A partir do trabalho realizado pelo Pontão de Cultura Tambores do Tocantins, conseguimos ampliar uma base de 38 para 123 Pontos de cultura no estado. Com essa rede organizada, realizamos o Fórum Estadual, reorganizamos nossa representação em formato de colegiado e elegemos 30 delegados,  trazendo a diversidade dos povos originários, das comunidades tradicionais, das periferias, do movimento hip-hop, das ruralidades e das expressões artísticas e culturais do nosso estado”, disse.



Fórum Nacional de Cultura Viva

A Teia Nacional dos Pontos de Cultura é o grande encontro da Rede Cultura Viva no Brasil. A programação reúne atividades culturais, debates, vivências, fóruns, gestores públicos, pontos e pontões de cultura, artistas, mestres, povos tradicionais e delegações estaduais.



Dentro da programação, acontece o V Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, considerado o espaço deliberativo da sociedade civil que integra a Rede Cultura Viva. É nesse ambiente que delegados e delegadas eleitas nas etapas estaduais se reúnem para debater diretrizes, aprovar encaminhamentos e participar da escolha de representantes para a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC).



No caso do Tocantins, a presença na Teia Nacional é resultado de um processo anterior de mobilização estadual. Durante o Fórum Estadual de Cultura Viva Tocantins, foram debatidas propostas relacionadas à justiça climática, governança da Política Nacional Cultura Viva, sustentabilidade dos territórios, valorização dos trabalhadores da cultura, fortalecimento dos Pontos de cultura e criação de mecanismos permanentes de participação social.



Entre os encaminhamentos defendidos pela rede tocantinense estão o reconhecimento dos Pontos de cultura como territórios estratégicos de justiça climática e cidadania cultural, a ampliação de políticas de formação, financiamento e participação social, além da valorização dos saberes tradicionais, das comunidades rurais, periféricas, indígenas, quilombolas e de outros grupos que compõem a diversidade cultural do estado.



Comissão Nacional dos Pontos de Cultura

A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura é um colegiado autônomo da própria rede de pontos e pontões de cultura. A comissão atua como instância de participação social, mobilização e representação da Rede Nacional dos Pontos e Pontões de Cultura, contribuindo para a articulação de pautas e para o diálogo com a gestão pública sobre a Política Nacional Cultura Viva.



De acordo com Wertemberg Nunes, integrante da Executiva da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, o Fórum Nacional marca um momento de ampliação da participação social na governança da Cultura Viva.

 

“Até então, a representação nacional era formada por cerca de 61 integrantes. Com a reformulação aprovada no Fórum, a rede ampliou sua presença territorial e temática, incorporando representantes de diferentes regiões administrativas dos estados e fortalecendo segmentos específicos da Cultura Viva”, afirmou.

 

Grupos de Trabalho temáticos

Durante a Teia, os representantes também participam dos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, espaços voltados ao debate de áreas específicas. Os GTs têm função política e representativa, pois discutem temas, constroem propostas e indicam representantes que passam a compor a comissão nacional.

 

Entre os temas debatidos estão acessibilidade, circo, cultura e arte negra, música, patrimônio imaterial, sustentabilidade, ruralidades, agricultura, entre outros segmentos ligados à diversidade cultural brasileira. Representantes tocantinenses acompanham diferentes discussões temáticas e também participam dos processos de escolha dos novos integrantes dos colegiados dos GTs.

 

O cantor e compositor Dorivã Borges, representante do Ponto de Cultura e Memória Rural Meninos do São João, destacou a participação da delegação tocantinense na 6ª Teia Nacional e a diversidade dos segmentos representados pelo estado.

 

“É um momento muito importante para levarmos os nossos conhecimentos, a nossa cultura e a força dos nossos territórios. O Tocantins está presente com 30 delegados e delegadas, representando diferentes segmentos, como os povos indígenas, a população negra, as comunidades tradicionais, os territórios urbanos, o hip-hop e tantas outras expressões culturais”, afirmou.

 

O artista também agradeceu o apoio recebido para a participação da delegação no encontro nacional.

 

“Agradecemos ao Ministério da Cultura, ao governo do Tocantins e à Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins pelo apoio a esse evento tão bonito. Desde 2012, a rede não se encontrava em uma Teia Nacional, então, este é também um momento de celebração, reencontro, música e fortalecimento da Cultura Viva. O Tocantins está muito feliz por estar aqui, bem representado pelos seus delegados e delegadas. Viva a cultura!”, completou.

 

Abertura da Teia Nacional

A abertura oficial da 6ª Teia Nacional ocorreu nesta quinta-feira, 21 de maio, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da deputada federal, Jandira Feghali, da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, além de autoridades estaduais, municipais, gestores culturais, representantes da sociedade civil e delegações de diferentes estados.

 

Durante a solenidade, o presidente assinou decretos relacionados à Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares e à reestruturação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também assinou portarias voltadas à regulamentação da Rede Nacional de Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares e ao programa Festejos Populares do Brasil, iniciativa voltada ao fomento de festas tradicionais e populares do calendário nacional.

 

A programação também contou com entrega de unidades do MovCEU, equipamento cultural itinerante, além da entrega simbólica de certificações a agentes Cultura Viva e do reconhecimento institucional destinado aos Pontos de cultura certificados em todo o país.
 

Comentários (0)