Blog da Tum

"Rasteira foi na Assembleia": os bastidores do tratoraço nas Comissões

A impressão inicial, era de que tudo o que foi decidido havia sido um canal direto do Palácio para a Assembleia e de acordo com a vontade do governador Wanderlei Barbosa. Pois não foi. 

Crédito: Clayton Cristus

Muita gente acordou nessa quinta-feira, 16, sem entender direito o que aconteceu na Assembleia Legislativa, na divisão de poderes das Comissões. A impressão inicial, era de que tudo o que foi decidido havia sido um canal direto do Palácio para a Assembleia e de acordo com a vontade do governador Wanderlei Barbosa. Pois não foi. 

 

O grupo originário do deputado Amélio Cayres e que garantiu a maioria para que ele fosse construindo a chapa única, que culminou com a vitória no começo da Legislatura, foi o maior beneficiado. 

 

Nem a tradicional rivalidade entre deputados antigos e deputados novos prevaleceu. Basta ver que, nomes como Luciano Oliveira e Eduardo Fortes, se destacaram.

 

O comando majoritário foi dos dois blocos onde está a base de Amélio Cayres na Casa. "Não veio nada decidido do Palácio não. Nem a indicação da Claudia Lelis para a CCJ eles respeitaram", disse ao Blog um tradicional articulador político das duas Casas.

 

Nem o presidente eleito para o segundo mandato da Mesa Diretora, deputado Leo Barbosa, interferiu para ajudar os grupos minoritários da Casa. 

 

"A rasteira foi mesmo na Assembleia", confirma a fonte. "A palavra do governador e risco n'água aqui, valeu igual".

 

Um dos deputados que pretendia alcançar um espaço melhor nas Comissões, chegou a ligar para o governador Wanderlei Barbosa antes das votações, que inclusive estavam previstas para acontecer em duas etapas: as principais Comissões ontem e as outras na semana seguinte ao Carnaval. No entanto, Cayres colocou para votar sete Comissões. 

 

Outra fonte ouvida pelo Blog afirma que houve uma tentativa do grupo mais ligado a Cayres, de indicar a Professora Janad Valcari como presidente da Comissão de Educação e também houve um movimento do deputado Jorge Frederico, de Araguaína, para tentar garantir a presidência de outra Comissão. Porém, nenhum dos dois conseguiu. 

 

O Blog tentou ouvir a deputada Claudia Lelis sobre esse resultado adverso, uma vez que ela tinha preferência do governador, mas não obteve retorno. 

 

Já o deputado Eduardo Mantoan, que teria sido preterido na Comissão de Direitos do Consumidor e substituído pelo deputado Moisemar, respondeu ao Blog que não almejava, de fato, presidir Comissão nesse momento. "Estou chegando agora, estou acomodado em três Comissões cujos temas me interessam bastante, mas confesso que estando em primeiro mandato meu interesse maior é cuidar das minhas bases e ser um bom deputado para os meus eleitores. Esse trâmite interno da Casa, vou conhecendo aos poucos, afinal, é meu primeiro mandato". 

Comentários (0)