Parceria entre Prefeitura de Aliança e Mapa fortalecerá ovinocultura na região

José Rodrigues da Silva e Kátia Abreu lançaram pedra fundamental que marca o início do processo de instalação do Complexo Agroindustrial

Prefeito José Rodrigues em evento
Descrição: Prefeito José Rodrigues em evento Crédito: Ascom/ATM

O prefeito de Aliança do Tocantins, José Rodrigues da Silva, e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, lançaram nesta segunda-feira, 03, pedra fundamental que marca o início do processo de instalação do Complexo Agroindustrial de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva de Ovinocultura do Matopiba, que será implementado no município.  

 

No complexo serão construídos um frigorífico de pequenos animais e uma fábrica de ração, que atenderá a cadeia produtiva de ovinocultura do município de Aliança do Tocantins e região – a ovinocultura consiste na produção de produtos de origem ovina (ovelhas e carneiros), como carne, leite e lã. O prefeito de Aliança, José Rodrigues, aposta que o Município será protagonista neste tipo de produção em todo o Tocantins.

 

Polo

“Isso é apenas o começo de muitas coisas boas que ainda virão. A parceria com o Ministério da Agricultura fomentará toda a cadeia produtiva da ovinocultura no Município, ao tornar Aliança do Tocantins polo de criação de carneiros e fabricação de produtos secundários oriundos dessa atividade”, disse o gestor municipal, ao agradecer a Ministra Kátia Abreu pela boas intenções para com o município de Aliança.

 

Capital do carneiro

Por sua vez, a ministra Kátia Abreu disse acreditar na ovinocultura no município de Aliança. “Eu acredito que começamos no caminho certo, por onde ofertaremos ações ligadas a assistência técnica de produtores rurais, qualificação e capacitação profissional de trabalhadores e o financiamento das produções”, disse a ministra, ao projetar Aliança do Tocantins como a capital do carneiro no Estado do Tocantins.

 

Após o lançamento da pedra fundamental, o município de Aliança recebeu o Seminário Nacional da Cadeia Produtiva de Ovinocultura, que abordou detalhes do programa. Participaram do seminário, senadores, presidentes de autarquias, secretários de Estado, deputados Estaduais e dezenas de prefeitos da região, bem com o presidente da Associação Tocantinense de Municípios – ATM, prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda.

 

Recursos

Segundo o prefeito José Rodrigues, a estimativa é que em até 08 meses as duas unidades sejam inauguradas no complexo. Para a construção dos complexos foram destinados cerca de R$ 1,5 milhões, recursos oriundos de emenda parlamentar apresentada por Kátia Abreu, quando exercia o mandato de senadora pelo Tocantins.  

 

Comentários (0)