Professor pioneiro e ex-secretário de educação de Paraíso morre aos 84 anos

O popular Zé Aires, como era conhecido, morreu na madrugada desta quarta-feira, 26.

Crédito: Cleber Morais/Acervo/História de Paraíso

O professor pioneiro e ex-secretário municipal de educação de Paraíso do Tocantins, José Aires Gomes, o popular Zé Aires, morreu na madrugada desta quarta-feira, 26, aos 84 anos.

 

De acordo com informações da Prefeitura de Paraíso, Aires começou sua carreira de educador na cidade de Pium, onde foi professor e diretor do Grupo Escolar durante nove anos. Em dezembro de 1967, juntamente com esposa e filhos, mudou-se para a então Paraíso do Norte de Goiás e continuou sua carreira como educador, nesta ocasião iniciando uma longa e vitoriosa carreira em Paraíso. 

 

Trajetória na educação

 

Em Paraíso, José Aires desempenhou diversas funções, entre elas, como Secretário Geral (Colégio São Geraldo), Agente Educacional em Paraíso, função ligada à Secretaria de Educação do Estado de Goiás (1980 a 1982), Secretário Municipal de Educação e Cultura (1989 a 1992, na gestão do Prefeito Arnaud Bezerra), Secretário Municipal de Educação e Cultura (1997 a 2000, na gestão da Prefeita Virginia Pugliesi Avelino), fez parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação na gestão do Prefeito Hider Alencar, foi professor e outras funções.

 

Nas eleições municipais de 1988, foi candidato a vereador em Paraíso e ficou como primeiro suplente do PMDB. "Com a sua partida deste plano, ficam a história e o legado do grande educador, homem organizado, rígido e um líder nato", destacou a prefeitura em nota. 

 

Nota de Pesar

 

O Prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, expressou com tristeza o falecimento do professor pioneiro da educação paraisense José Aires Gomes, que foi casado com Maria da Glória (Profª. Glorinha - in memorian).

 

"José Aires parte deixando muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade", ressaltou em nota.

 

Moisés Avelino se solidariza com a família e amigos do professor, em especial aos seus três filhos: Paulo Sérgio, José Henrique (Dedé) e Marcos Aurélio. Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor desta perda irreparável em fé e esperança.

Comentários (0)