Ato público na Secretaria da Mulher e Aleto marcam luta por direitos nesta quinta, 7

Ato está marcado para às 8h, seguido pela entrega do projeto de lei pelo Aluguel Social na Assembleia Legislativa do Tocantins.

Crédito: Divulgação/Governo do Tocantins

O tema do ano para o 8 de Março Unificado no Tocantins é "Agir para Não Perder - O Aluguel Social como Prevenção ao Feminicídio". Em um estado onde o número de feminicídios continua alarmante, a implementação do Aluguel Social torna-se não apenas uma necessidade, mas uma urgência para proteger as mulheres em situação de violência.

 

A programação organizada por vários coletivos feministas do Tocantins promete ser um momento de resistência, conscientização e solidariedade. No dia 7 de março, um ato público está agendado para as 8h em frente à Secretaria de Mulheres do Tocantins, seguido pela entrega do projeto de lei pelo Aluguel Social na Assembleia Legislativa do Tocantins.

 

Como destaca a advogada e ativista Luz Arinda, "esse poderoso instrumento da lei, o Aluguel Social, ainda não foi regulamentado em nosso estado, o que faz com que esse direito não seja garantido. Para ser regulamentado, o aluguel social precisa da aprovação de uma lei estadual para instituir o programa, e até agora a Assembleia Legislativa não produziu essa lei".

 

Os números de feminicídios continuam alarmantes, com um aumento significativo nos últimos anos. Em 2023, o estado registrou 19 casos de feminicídio, refletindo uma urgente necessidade de ação por parte das autoridades para combater essa violência de gênero e proteger as mulheres tocantinenses.

 

Programação do 8 de março unificado

 

No dia 8 de março, a programação continua com uma Feira Feminista a partir das 14h no Parque dos Povos Indígenas, seguida por uma roda de conversa com o tema "O Papel do Poder Público no Combate ao Feminicídio", às 16h. O evento será encerrado com um Sarau às 17h, que contará com recitação de poesias, performances teatrais e shows musicais, promovendo a cultura e a conscientização sobre as questões de gênero.

 

O 8 de Março Unificado no Tocantins é mais do que uma celebração; é um momento de solidariedade, resistência e empoderamento das mulheres. Nesta ocasião, unimos nossas vozes para exigir justiça, igualdade e dignidade para todas. Que esta jornada de luta nos inspire a continuar a trabalhar incansavelmente por um futuro onde todas as mulheres possam viver livres de violência e opressão.

Comentários (0)