Diferente dos médicos, profissionais da Saúde comemoram aprovação da MP 05

A votação da Medida nº05 aconteceu depois que o Governo conseguiu derrubar, na justiça, a liminar concedida ao Sindicato dos Médicos que suspendia a Medida.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Da web

Na contramão da insatisfação dos médicos, alguns sindicatos, representantes de trabalhadores da saúde, comemoraram a aprovação na Assembleia, nesta quinta-feira, 4, da Medida Provisária nº05/2019. O texto aprovado trazia algumas das propostas apresentadas pelos trabalhadores, entre elas, o intervalo de 12hs entre as jornadas de trabalho. 

 

Além disso, a Medida aprovou o retorno de 10 plantões e, também o regime de plantão de 24hs sem obrigatoriedade. Segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET), Claudean Pereira, esta foi uma grande vitória para a categoria. “Depois de muita luta e resistência conseguimos garantir estes direitos para os profissionais da enfermagem, o sindicato continuará na luta para que nós possamos consolidar esta mudança nas escalas de trabalho dos servidores da saúde do Estado”, afirmou.

 

Sintras

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras), que representa profissionais que atuam em 12 áreas diferentes, desde o atendimento em hospitais, até administradoras de saúde, também comemorou a aprovação. 

 

Para o Sintras a comemoração foi por ter conquistado o direito a confecção de escalas de 40h com 13 plantões, ou, para carga horário de 30h, com plantões de nove, dez ou onze horas. Também foi conquistada a opção de plantão de 24 horas (de 7h às 7h ou 19h às 19h); descanso interjornadas de no mínimo 12h; em que a jornada diária não poderá exceder as 24h. Além da flexibilidade na troca de plantões.

 

De acordo com o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, a categoria espera a sanção da lei da forma como foi aprovada na Casa de Leis. “Queremos logo que o governador Mauro Carlesse sancione a lei respeitando todas as sugestões propostas pelo sindicato aprovadas pelos deputados, as quais beneficiarão os servidores”, disse.

 

Votação

 

A votação da Medida nº05 aconteceu depois que o Governo conseguiu derrubar, na justiça, a liminar concedida ao Sindicato dos Médicos que suspendia a Medida. A decisão assinada pelo desembargador e presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Helvécio de Brito, foi publicada na manhã desta quinta-feira, 04, no site do TJ.

 

No texto da decisão, o desembargador justifica a anulação da liminar pelo fato dela ter sido concedia por juiz que não tinha competência para fazê-la. Ainda segundo o desembargador, a suspensão da MP nº05 poderia causar "grave lesão à saúde e risco ao interesse público, com o comprometimento da manutenção do serviço público de saúde nos hospitais estaduais, uma vez que ocorrerá alteração em todas as escalas de serviço dos servidores da saúde" que já foram estabelecidas.

Comentários (0)