Tocantins terá uma Academia do Agronegócio pela primeira vez na história

Entidade foi fundada pelo médico veterinário César Halum e objetiva reconhecer o trabalho e contribuição de representantes do setor agropecuário no desenvolvimento do Estado

Crédito: Divulgação

Acaba de ser fundada no Estado do Tocantins, a Academia Tocantinense do Agronegócio, uma entidade sem fins lucrativos que terá 15 cadeiras patronas. Os primeiros oito ocupantes tomarão posse em cerimônia de instalação da Academia nesta quarta-feira, 20, às 19h30, no auditório do Senai, em Palmas.

São oito personalidades que contribuíram e contribuem com a valorização, desenvolvimento e evolução do agronegócio, base da economia do Tocantins. O idealizador e fundador da Academia Tocantinense do Agronegócio é o médico veterinário César Hanna Halum, e junto com os pares que tomarão posse, objetivam contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado, com a missão de registrar a história, debater o presente e propor estratégias e visões de logo prazo, para subsidiar políticas estaduais voltadas ao setor do agronegócio, meio ambiente e à pesquisa científica.


“Essa é uma iniciativa que objetiva dar valor e representatividade ao setor agropecuário do Tocantins. Inicialmente iremos dar posse a oito membros da Academia, mas as demais sete serão preenchidas ao longo deste ano de 2024, respeitando os critérios previstos no estatuto e regimento interno da entidade”, explicou Halum.

A primeira formação da Academia demonstra o objetivo de prezar pela legitimidade do agronegócio. Ou seja, a entidade será formada por técnicos que representam os diversos segmentos do setor como universidades, órgãos de pesquisa, produção rural e a agricultura familiar.

Membros acadêmicos que tomarão posse nesta quarta-feira, 20 de março:

Cadeira Nº 01 - Defesa Sanitária Agropecuária
César Hanna Halum

Cadeira Nº 02 - Assistência Técnica e Extensão Rural
Roberto Jorge Sahium

Cadeira Nº 03 - Produtor Rural e Ambientalista
Fernando Silveira

Cadeira Nº 04 - Pesquisa Agropecuária
Daniel de Brito Fragoso

Cadeira Nº 05 - Universidade CT&I para o Agro
Erich Collicchio

Cadeira Nº 06 - Produtor Rural Pioneiro
Antônio Machado Fernandes

Cadeira Nº 07 - Agricultura e Pecuária Familiar
Marcino Pereira Lima

Cadeira Nº 08 - Educação Rural
Maria de Lourdes Vieira (Professora Santa)

 

Comentários (0)