Novo presidente do CNJ incluiu na pauta de julgamento processo contra Willamara

Consta na pauta de julgamento no Conselho Nacional de Justiça desta terça-feira, 27, o processo Administrativo Disciplinar, que tramita no órgão contra a ex-presidente do TJ , Willamara Leila.

O novo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Superior Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, incluiu na sessão desta terça-feira, 27, o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) número 0005107-69.2011.2.00.0000 que tramita no órgão em desfavor da ex-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) Willamara Leila de Almeida. A desembargadora é acusada de participação em um suposto esquema de venda de sentenças no Judiciário do Tocantins.

 

O Processo contra a desembargadora estava na pauta de julgamento do CNJ no último dia 13, mas o julgamento não aconteceu em decorrencia de homenagens feitas ao ministro Ayres Brito, que deixava o STF.

 

Acusações

Além do processo disciplinar em andamento no CNJ, tramita no STJ uma Ação Penal contra os desembargadores, advogados e servidores do TJ do Tocantins, acusados de participação no esquema.  A ação é resultado da Operação Maet, da Polícia Federal (PF), desencadeada no Tocantins em 2010, quando foi apontado o suposto envolvimento dos magistrados do Tocantins no esquema de corrupção.

 

Caso Willamara seja condenada pelo CNJ, a desembargadora receberá como pena a aposentadoria compulsória.

 

De acordo com as informações, durante a operação a PF identificou a movimentação de milhões de reais, além do envolvimento de advogados, empresários e procuradores do Estado no esquema nas fraudes.

 

Pauta do CNJ

52) PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR 0005107-69.2011.2.00.0000
Relator: Conselheiro JOSÉ ROBERTO NEVES AMORIM
Requerente:
Conselho Nacional de Justiça
Requerido:
Willamara Leila de Almeida
Advogados:
Ronei Ribeiro dos Santos- DF018118
Marco Antônio Mundim - DF000941
Carlos Augusto Sobral Rolemberg - DF008282
Assunto: TJTO - Apuração - Conduta - Magistrado.

Comentários (0)