1º fórum do projeto acontece no norte da capital

As condições de vida da comunidade residente em uma parte de região norte de Palmas, conhecida com região das arnos, está no centro das discussões do poder público e sociedade. Na escola de Tempo Integral Padre Josimo o arquiteto da USP, José Eduardo...

No período da manhã de hoje, 05, vereadores, deputados, secretários municipais, membros de instituições de interesse público e outros representantes da sociedade reuniram-se no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares para a abertura do 1º Fórum do Projeto Palmas Minha Cidade.

O destaque da programação da manhã é a participação do arquiteto e urbanista, da Universidade de São Paulo – Usp, José Eduardo Baravelli, que apresentará as condições físicas necessárias para garantir qualidade de vida da comunidade de uma determinada região.

Uma pesquisa realizada pelo projeto apontou os principais problemas da região, que durante a tarde serão discutidas em grupos de trabalhos divididos em cinco temas: desenvolvimento econômico; sustentabilidade socioambiental; ordenação territorial e gestão urbana; mobilidade e acessibilidade e desenvolvimento sócio cultural. Ao final serão apresentadas soluções viáveis a serem realizadas pelo poder público em parceria com a comunidade.

O prefeito de Palmas Raul Filho, enfatizou em seu discurso que a qualidade de vida depende da participação ativa da sociedade. “Nós precisamos a cada dia compreender o funcionamento desse organismo que é uma cidade, saber onde termina a atuação do poder público e onde começa a ação da sociedade”, afirmou o prefeito.

Limpeza pública no foco das discussões

Em todos os discursos proferidos durante a manhã a limpeza pública apareceu como uma das questões que mais dependem da participação da comunidade. O prefeito Raul Filho afirmou que nesse ponto a prefeitura tem assumido uma responsabilidade maior do que realmente seria necessário, se houvesse mais contribuição da comunidade. “Há três semanas fizemos uma limpeza geral na região das arnos e ontem andando com pela região com o secretário da pasta, encontramos as áreas públicas novamente sujas e entulhadas”, criticou o prefeito.

Raul Filho criticou também a postura de proprietários de residências e lotes particulares que transferem para prefeitura a responsabilidade de garantir a limpeza dos ambientes. O prefeito ainda informou que já foi encaminhado para a Câmara Municipal um projeto de lei que prevê multas para os cidadãos que não cumprirem com suas obrigações em prol da limpeza pública.

Comentários (0)