4ª etapa do Fórum Estadual de Cultura chega ao fim com saldo positivo

Foi encerrado na tarde de ontem, quarta-feira, 29, a 4ª etapa do Fórum Estadual de Cultura. Durante o encerramento a secretária Kátia Rocha as propostas colhidas no Fórum serão "diretrizes, um norte para que juntos nós possamos construir uma pol...

A 4ª etapa do Fórum Estadual de Cultura foi finalizada na tarde desta quarta-feira, 29. O Fórum, que percorreu todas as regiões do Estado teve o objetivo de levantar as demandas da classe artística, para que estas possam nortear o desenvolvimento de políticas culturais no Tocantins. Durante o encerramento do Fórum a secretária da Cultura, Kátia Rocha, destacou esta intenção.

“Esta gestão quer trabalhar com transparência, com ações claras e principalmente democráticas, com a participação da classe artística. Todas essas sugestões apresentadas aqui hoje serão diretrizes, um norte para que juntos nós possamos construir uma política cultural séria, que não seja apenas imediatista”, enfatizou a secretária, que frisou ainda que a transversalidade, marca do Governo do Estado, será também a marca dessa nova política cultural.

Sugestões

Durante toda tarde deste último dia de atividades estiveram reunidos no Espaço Cultural em Palmas representantes de diversos setores da cultura tocantinense, que participaram de câmaras setoriais. Os grupos de trabalho se dividiram para discutir a Literatura, a Música, as Artes Cênicas, as Artes Visuais, o Artesanato, o Áudio Visual, o Patrimônio Histórico e a Gestão Cultural.

Após os debates, cada grupo apresentou uma série de sugestões que serão avaliadas por uma equipe formada por representantes de diversos setores da sociedade. As sugestões irão basear a formulação dos editais de cultura estaduais, que devem ser lançados a partir de agosto. A previsão é que no total os recursos investidos na área cultural do Estado em 2011 somem mais de R$ 7 milhões.

Integração

Na ocasião a secretária Kátia Rocha destacou também que a intenção da Secretaria da Cultura é realizar ações integradas com outras pastas do Governo. O secretário da Educação, Danilo de Melo, esteve presente no encerramento do Fórum e anunciou algumas ações já programadas para serem realizadas pelas duas secretarias. Entre elas a instituição de um cadastro de profissionais da cultura, que possam trabalhar nas escolas como professores e oficineiros. “Esse trabalho será muito importante, pois vai beneficiar não somente nossos artistas, que serão remunerados, mas nossos estudantes, que terão mais conhecimento”, ressaltou o secretário.

Avaliações

Para o escritor e poeta, Osmar Casa Grande, o Fórum foi muito positivo. “Nós discutimos os rumos e por meio dos debates podemos observar quais os passos já foram dados e o que é mais necessário. Em cima disso fizemos as proposições de nossas demandas”, destacou Casa Grande.

A representante do povo Karajá, Narubia Werreria, também avaliou o Fórum positivamente e enfatizou que a iniciativa de discutir a cultura deveria ser tomada por todos os governantes. “Quero registrar o agradecimento por este Fórum, como um principio norteador. O que todos nós gostaríamos é que todos os governantes tivessem essa ação de ouvir o povo”, frisou Narubia.

Comentários (0)