A dois dias do fim do julgamento para impugnados no TRE: o que ainda pode mudar

Agora restam dois dias para o fim do prazo que o TRE marcou para finalizar o julgamento dos processos em sua pauta, envolvendo pedidos de reconsideração de decisões que tornaram candidatos por todo o Tocantins, impugnados

Cada dia é uma novidade. Em alguns casos, o indeferimento do recurso leva à troca de um dos membros da chapa, como em Porto Nacional fez Cleiton Maia. 

 

Em outros, como o de Dimas e Elenil, o TRE entendeu que a candidatura dos dois poderia prosseguir.

 

A maioria das decisões do pleno, disse um amigo advogado que acompanha o desenrolar dos processos, vem contrariando e derrubando as decisões dos juízes em primeira instância. A maioria, não todos.

 

Até o dia 31, informa a assessoria do Tribunal, todos os processos envolvendo recursos contra decisões devem ser analisados e votados pelo Pleno.

 

Passada esta etapa, os que insistirem em manter seus nomes, contrariando a decisão do Tribunal local, vai ao TSE. E na prática estarão faltando 37 dias para as eleições. Bem pouco.

 

É por isto que repito aqui o que eu já disse: pobre da população que vai às urnas votar em nomes que nem sempre se manterão, mesmo que vençam a disputa.

 

Na letra fria da lei o período para trocar vice, por exemplo, terminou. Mas, como bem disse um jurista do direito eleitoral outro dia: o que valia no começo desta eleição pode não valer no final, e vice-versa. Isto por que a jurisprudência sobre diversas questões ainda está em construção.

 

Conclusão para todos nós que, simples eleitores, longe da área do direito que pouco entendemos, é uma só: daqui até a véspera das eleições, muita água ainda passa por debaixo desta ponte.

 

O jeito é conferir todos os dias quem é e quem ainda está candidato. Sabendo que esta é uma informação que muda diariamente até 7 de outubro. E alguns, ainda correm o risco de ganhar, e não levar.

 

Comentários (0)