Abertura da 2ª Conferência Nacional da Juventude reúne cinco ministros e representantes de 16 países

Cerca de dois mil jovens fizeram barulho e mostraram que vão participar efetivamente das discussões até a próxima segunda-feira, 12...

“Esse momento é de essencial importância para o fortalecimento das políticas públicas em andamento no Tocantins. As propostas do nosso Estado foram bem elaboradas e tenho certeza que vamos contribuir para a formação do Plano Nacional da Juventude”, disse o jovem delegado tocantinense, Yves Michel, enquanto participava da abertura oficial da 2ª Conferência Nacional da Juventude, realizada na noite desta sexta-feira, 09, em Brasília. O evento reuniu o presidente em exercício e presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, representantes da juventude de 16 países e cinco ministros, entre eles Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. O Tocantins foi representado por 16 delegados, acompanhados do secretário estadual da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto.

Cerca de dois mil jovens fizeram barulho e mostraram que vão participar efetivamente das discussões até a próxima segunda-feira, 12. De acordo com a secretária nacional da Juventude, Severine Macedo, atualmente existem mais de 53 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos no País, e por isso é preciso uma articulação entre educação e trabalho em todos os estados. “Precisamos criar postos de trabalho descentes”, disse a Secretária completando ainda que “os jovens brasileiros estão com seus corações cheios de esperanças” devido, entre outros fatores, os grande eventos esportivos que vão ser realizados no Brasil nos próximos anos, como a Copa de 2014.

Para o secretário Olyntho Neto, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Juventude e dos Esportes, conseguiu reunir mais de 1500 participantes na Conferência Estadual da Juventude graças ao sentimento de confiança que está presente no Tocantins. “O nosso papel é oferecer condições para que os jovens possam desenvolver seus potenciais. Estamos incentivando a participação juvenil e oferecendo todo o suporte para que a juventude tocantinense tenha voz em nosso Estado e no Brasil. A nossa participação aqui em Brasília vai desencadear várias ações que serão executadas já no próximo ano”, garantiu Olyntho Neto.

Em vários momentos o Estatuto da Juventude foi lembrado e colocado como uma das principais preocupações relativas à juventude brasileira. A Conferência pode ser decisiva para a aprovação do projeto de lei, já que o evento demonstrou muita força, como disse o Ministro Gilberto Carvalho. “A presença de cinco ministros da presidenta Dilma dá uma dimensão da importância desta Conferência. Só com o diálogo poderemos construir um novo Brasil”, concluiu.

Ainda na solenidade, houve a assinatura de convênio voltado à inclusão digital da juventude rural. Ao lado de Gilberto Carvalho, estiveram a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; e a ministra da Mulher, Irene Lopes. O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Gabriel Medina e a deputada federal e relatora do Estatuto da Juventude, Manuela D’Ávila também participaram da solenidade. (Samuel Daltan)

Comentários (0)