Abertura do Fórum Estadual de Cultura acontece nesta terça: programação segue na quarta

O Fórum Estadual de Cultura será aberto nesta terça-feira, 28, às 19,h no auditório do Palácio Araguaia. A programação do evento segue nesta quarta, 29, no Centro de Criatividade e Sala Sinhozinho do Espaço Cultural, cedido pela Fundação Cultural de ...

Com intuito de definir políticas públicas capazes de atender as diferentes demandas e necessidades do movimento cultural de todo o Estado em conjunto com os diferentes segmentos da cultura e da sociedade, a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) promove o Fórum Estadual de Cultura nesta terça, 28, com a abertura às 19h no auditório do Palácio Araguaia e quarta, 29, com programação para o dia todo no Centro de Criatividade e Sala Sinhozinho do Espaço Cultural, cedido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Conforme a presidente da FCP, Kátia Maia, este diálogo entre a classe artística, a sociedade e as instituições que promovem a cultura na cidade é de extrema importância. “É interessante que todos os movimentos culturais da cidade, organizados ou não participem deste momento” enfatizou.

Sobre o Fórum

Depois de percorrer três regiões do Estado de forma itinerante, o Fórum Estadual de Cultura - Um novo olhar sobre a diversidade cultural do Estado desembarca na capital. A última etapa do Fórum acontece dias 28 e 29 de junho e conta com uma programação diversificada com palestras ministradas pelo Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), Roberto Peixe e pelo Diretor de Programas Integrados do Ministério da Cultura, Maurício Dantas.

Com a proposta de abranger todo o Estado, o Fórum está acontecendo em quatro etapas, abrangendo a região sul, norte, sudeste e central de forma a envolver todos os municípios com a participação de representantes das gestões públicas, sociedade civil, comunidades indígenas, quilombolas, estudantes, organizações governamentais e não governamentais ligadas à cultura no Estado do Tocantins.

As três etapas foram realizadas durante o mês de junho nas cidades de Gurupi, Araguaína e Dianópolis. Os Fóruns contaram com a presença de diversos representantes culturais das regiões sul, norte e sudeste do Estado. Nos eventos surgiram propostas e debates nos grupos temáticos sobre demandas de cada área para subsidiar a elaboração dos editais do Fundo Estadual de Cultura com a participação dos coordenadores da Secretaria da Cultura.

Para a Secretária Estadual da Cultura Kátia Rocha, além do Fórum contribuir diretamente para o fortalecimento da cultura no Estado, ele se configura em uma importante reunião de trabalho. “Vamos continuar abrindo esse diálogo entre o governo e os setores da cultura sobre as demandas nas áreas culturais de cada região do Estado. Pretendemos nortear nossas ações de maneira ampla e democrática” declara a Secretária acrescentando ainda que o resultado do Fórum em todas as regiões norteará os editais que irão movimentar o Fundo Estadual de Cultura. (com informações da Ascom da Secretaria da Cultura do Estado)

Fórum de Cultura – 2011

Programação

28 de junho - Palácio Araguaia - Noite

19h

· Abertura

· Apresentações artísticas

· Composição da mesa de honra

· Hino Nacional

· Pronunciamento das autoridades

· Palestra sobre Sistema Nacional de Cultura e sua implementação no Brasil

Com João Roberto Peixe - Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC),

· Encerramento com show musical

29 de junho – Espaço Cultural (MANHÃ)

09 às 10h30min

· Abertura

· Apresentação artística

· Palestra sobre Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC)

Com Maurício Dantas - Diretor de Programas Integrados do Ministério da Cultura (MinC)

10h30min às 12h

· Apresentação da equipe da Secretaria da Cultura

· Divisão dos grupos temáticos

· Início dos trabalhos

(TARDE)

14h às 17h

· Apresentação de propostas dos grupos setoriais

· Encerramento

(Da Assessoria)

Comentários (0)